A Academia de Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul (www.policiacivil.rs.gov.br), torna público, para conhecimento dos interessados, que estarão prorrogadas as inscrições para o Concurso Público visando o provimento de vagas na carreira de Escrivão de Polícia, classe inicial.
Sobre as inscrições:
- A inscrição poderá ser efetuada através da Internet, no endereço eletrônico www.ibdh.com.br, de 27 de fevereiro a 10 de abril de 2009.
- O IBDH disponibilizará computadores para acesso à Internet, caso o candidato necessite, durante o período de inscrições, bem como prestará as informações necessárias para a participação no presente concurso, na Rua Washington Luiz, nº 1118, conjunto 501, Bairro Cidade Baixa, Porto Alegre-RS, das 9h00 às 18h00, de segunda a sexta-feira, sendo de responsabilidade do candidato a digitação e respectiva inscrição.
O valor da taxa de inscrição será de R$ 110,43, efetuado através da Guia de Arrecadação que deverá ser impressa pelo candidato, efetuando o pagamento no BANRISUL até o dia do vencimento indicado na mesma.
O cargo oferecido será o seguinte:
- Nível Superior: Escrivão de Polícia, classe inicial (250).
Sobre a realização das Provas:
A partir do dia 22 de abril de 2009, a relação preliminar dos candidatos inscritos será publicada nos sites da ACADEPOL e do IBDH, devendo o candidato conferir se os seus dados estão corretos.
O Processo Seletivo será constituído das seguintes etapas:
a) Prova de Capacitação Intelectual, constituída por uma Prova de Redação e questões Objetivas;
b) Prova de Capacitação Física;
c) Exames de Saúde;
d) Avaliação de Aptidão Psicológica para o cargo;
e) Sindicância da Vida Pregressa; e
f) Curso de Formação Profissional.
- As provas serão realizadas em Porto Alegre, no dia 7 de junho de 2009, em horário e local que serão divulgados por edital.
- Os candidatos aprovados e classificados serão convocados, em número não superior às vagas, para realizarem a matrícula no Curso de Formação Profissional, respeitada a ordem de classificação. O Curso de Formação Profissional de Escrivão de Polícia, será executado pela Academia da Polícia Civil, com carga horária mínima de 800 horas-aula. O candidato, para obter aprovação, deverá alcançar aproveitamento mínimo de 70% em cada disciplina do Curso.
O candidato aprovado será investido no cargo de Escrivão de Polícia, na classe inicial da carreira e em estágio probatório, no regime estatutário e de 40 horas semanais - DE, percebendo os vencimentos, atualmente, no valor de R$ 1.554,71.
O Concurso terá validade por 2 anos, contados da data da publicação da homologação do resultado final.