O Diretor de Administração do Banco Central do Brasil, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 14, inciso X, alínea "r", do Regimento Interno do Banco Central do Brasil, anexo à Portaria nº 29.971, de 4 de março de 2005, e tendo em vista o disposto no Edital Bacen Técnico nº 1 e Edital Bacen Analista nº 1, publicado no Diário Oficial da União de 19 de novembro de 2009, resolve:
Art. 1º Fica prorrogado, por 1 ano, contado a partir de 24 de junho de 2011, o prazo de validade do Concurso Público para o Cargo de Técnico do Banco Central do Brasil e Analista do Banco Central do Brasil, cujo resultado foi homologado pelas Portarias nº 58.468 e nº 58.467, publicada no Diário Oficial da União de 24 de junho de 2010.
Art. 2º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação.
Mais informações através do endereço eletrônico do Diário Oficial da União.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Banco Central do Brasil nomeará 350 Analistas e 150 Técnicos
O Ministro de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, através da Portaria nº 334, de 21 de julho de 2010, resolve autorizar a nomeação de 500 candidatos aprovados no Concurso Público para os cargos de Analista do Banco Central do Brasil (350) e Técnico do Banco Central do Brasil (150) do Quadro de Pessoal do Banco Central do Brasil - BACEN (www.bcb.gov.br).
O provimento dos cargos deverá ocorrer na forma do Anexo a esta Portaria, e está condicionado:
I - à existência de vagas na data de nomeação; e
II - à declaração do respectivo ordenador de despesa sobre a adequação orçamentária e financeira da nova despesa à Lei Orçamentária Anual e sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, demonstrando a origem dos recursos a serem utilizados.
Art. 2º A responsabilidade pela verificação prévia das condições para a nomeação dos candidatos a que se refere o art. 1º será do Diretor de Administração do BACEN, a quem caberá baixar as respectivas normas, mediante a publicação de editais, portarias ou outros atos normativos necessários.
Mais informações através do endereço eletrônico www.in.gov.br.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
BACEN realiza Concurso destinado a selecionar 500 candidatos
O Banco Central do Brasil (www.bcb.gov.br), resolve divulgar a abertura das inscrições para a realização de Concurso Público destinado a selecionar candidatos para o preenchimento de 150 vagas para Técnico do Banco Central do Brasil e de 350 vagas para Analista do Banco Central do Brasil, da Carreira de Especialista do Banco Central, através da Fundação Cesgranrio.
O Concurso compreenderá as seguintes etapas:
a) Prova Objetiva de Conhecimentos Gerais de caráter eliminatório e classificatório;
b) Prova Objetiva de Conhecimentos Específicos de caráter eliminatório e classificatório;
c) Prova Discursiva de caráter eliminatório e classificatório para o cargo de Analista;
d) Avaliação de Títulos de caráter classificatório;
e) Sindicância de Vida Pregressa de caráter eliminatório.
f) Programa de Capacitação de caráter eliminatório ao qual serão submetidos somente os candidatos aprovados e classificados na Primeira Etapa do concurso.
Das Inscrições:
- A inscrição deverá ser efetuada, no período das 0h00 do dia 26 de novembro de 2009 até às 23h59 do dia 16 de dezembro de 2009, no endereço eletrônico www.cesgranrio.org.br - observado o horário de Brasília-DF - horário de verão. Para os candidatos que não dispuserem de acesso à Internet, a Fundação Cesgranrio disponibilizará, nos dias úteis, postos de inscrição com computadores, no período de 26 de novembro a 16 de dezembro de 2009, entre 9h00 e 16h00, horário local. O valor da taxa de inscrição para os cargos de Nível Médio será de R$ 50,00, e para os cargos de Nível Superior será de R$ 110,00, devendo ser efetuado até a data do vencimento.
- Haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição no período de 26 a 30 de novembro de 2009, para os candidatos amparados pelo Decreto nº 6.593, de 2 de outubro de 2008, publicado no Diário Oficial da União, de 3 de outubro de 2008. Fará jus à isenção o candidato que, cumulativamente comprovar inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, de que trata o Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007, por meio de indicação do Número de Identificação Social - NIS, atribuído pelo Cadastro Único, conforme indicado no Requerimento de Inscrição disponível no endereço eletrônico, ou nos postos credenciados, e for membro de "família de baixa renda", nos termos do Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007.
As Provas Objetivas serão realizadas no dia 31 de janeiro de 2010, nas cidades de Belém-PA, Belo Horizonte-MG, Brasília-DF, Curitiba-PR, Fortaleza-CE, Porto Alegre-RS, Recife-PE, Rio de Janeiro-RJ, Salvador-BA e São Paulo-SP.
Os títulos a serem avaliados deverão ser encaminhados em cópias, autenticadas em cartório, e discriminadas em relação específica, sem rasuras ou emendas, identificadas com o nome completo, número do documento de identidade e opção da Área de Atuação por meio de Sedex ou Aviso de Recebimento (AR), nos dias 17 e 18 de março de 2010 (Técnico) e nos dias 1 e 5 de abril de 2010 (Analista), para o Departamento de Concursos da Fundação Cesgranrio, Rua Santa Alexandrina, nº 1011 - Rio Comprido - Rio de Janeiro - CEP 20.261-903 (mencionando Concurso Público 2009 - BACEN - Técnico e/ou Analista - Títulos).
O prazo de validade do concurso será de um ano, a contar da homologação do resultado final, prorrogável por igual período a critério da Administração do Banco Central.