O segundo grupo de brigadistas da Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves se formou nesta terça-feira (7 de junho de 2011). São mais 450 pessoas capacitadas a prestar os primeiros socorros e combater princípios de incêndio. A Cidade Administrativa conta, a partir de agora, com 700 brigadistas, quase a metade do total previsto, que é de 1.600 pessoas.
"O principal é a segurança de 16 mil funcionários. A parceria entre o Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), que resultou na formação da Brigada, vai passar mais tranquilidade, e este é um dos investimentos feitos em prevenção. Temos um sistema automatizado, além de modernos equipamentos para combater incêndios", informou a intendente da Cidade Administrativa, Kênnya Kreppel.
A meta inicial prevista de formar 1.600 brigadistas, ou 10% da população fixa da Cidade Administrativa, agora está pactuada no Acordo de Resultados. Mas para a intendente este número pode ser ultrapassado. "Queremos mais, queremos que cada brigadista seja indutor dessa evolução, que divulgue e ajude a formar novos brigadistas", entusiamou-se Kênnya.
Para o comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Silvio Antonio de Oliveira Melo, a palavra chave é prevenção. "A Cidade Administrativa tem mais de 400 mil metros quadrados de área construída e a missão de uma das maiores brigadas do Brasil é proteger a vida", afirmou.
Os 450 brigadistas lotaram o Auditório JK e participaram ativamente da solenidade de formatura. A cada representante de turma que subia ao palco para receber o certificado de conclusão do curso em nome dos colegas, uma sessão de apitos e de palmas era iniciada. Uma faixa, com os dizeres "A força não vem da capacidade física e sim, de uma vontade indomável", de Ghandi, foi levantada diversas vezes para reforçar o lema da Brigada: "Quando o corpo não aguenta, a moral é que sustenta". O orador dos formandos, Eduardo Badaró, servidor da Cohab, foi aplaudido de pé.
Na solenidade, foi exibido o vídeo institucional da Brigada, que mostra as fases de treinamento, com as aulas teóricas e práticas de primeiros socorros e de combate a incêndios. A formatura desta terça-feira, assim como a solenidade do primeiro grupo de brigadistas, em 18 de março, contou com a presença da Banda Instrumental Orquestra Show (Bios) e do Corpo de Bombeiros. A intendente, Kennya Kreppel, recebeu do coordenador da Brigada, tenente Fellipe, um colete de brigadista pelo apoio à formação da Brigada da Cidade Administrativa.
Mais informações através do endereço eletrônico www.agenciaminas.mg.gov.br.