O quadro de pessoal do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) irá receber um reforço de mais mil servidores. Foi publicada nesta segunda-feira (5 de abril de 2010), na seção 2 do Diário Oficial da União, a Portaria nº 327 nomeando 700 técnicos e 300 analistas do Seguro Social, aprovados no Concurso Público realizado em março de 2008, em todo o país. Do total de convocados, 5% das vagas foram destinadas a pessoas com deficiência.
Os candidatos deverão tomar posse nas Gerências Executivas do INSS em todo o país. Embora o prazo regimental para assumir o cargo seja de 15 dias, a administração central do INSS orienta a todos os convocados a procurar as gerências o mais rápido possível já que o prazo do Concurso termina no dia 23 desse mês.
Dos 300 nomeados para o cargo de Analista do Seguro Social, estão sendo chamados 24 com formação em Direito; 21 com formação em Engenharia Civil; 8 com formação em Psicologia; 7 com formação em Ciência da Computação; 5 em Arquitetura; 5 em Comunicação Social; 5 em Pedagogia; 3 em Arquivologia; 1 em Biblioteconomia; 1 em Engenharia Civil com especialização em Segurança do Trabalho; um em Engenharia de Telecomunicações; 1 em Engenharia Elétrica e 1 em Engenharia Mecânica. O restante dos nomeados para Analista possui formação de Nível Superior em qualquer área.
O concurso, realizado em março de 2008, ofereceu duas mil vagas, sendo 1.400 para técnicos e 600 analistas, com formação em diversas áreas de Nível Superior. Os Técnicos do Seguro Social irão reforçar o atendimento na rede de Agências da Previdência Social (APS). Já os Analistas do Seguro Social irão desempenhar suas funções nas superintendências, nas gerências executivas e na direção central do instituto, em Brasília. Antes de assumir suas funções, os novos servidores irão realizar cursos de ambientação. Os cursos são aplicados durante as 3 primeiras semanas após a posse.
A lista com os endereços das gerências executivas do INSS pode ser encontrada no Portal da Previdência, no menu Instituição www.previdencia.gov.br.