Foi publicado nesta quinta-feira, 29, no Diário Oficial da União pelo Comando do Exército, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) e intermédio do Instituto Militar de Engenharia (IME), edital do concurso de Admissão ao Curso de Formação de Oficiais da Ativa (CA/CFrm) do Quadro de Engenheiros Militares (QEM) 2012/2013. As inscrições estarão abertas entre os dias 13 de agosto e 14 de setembro de 2012 a abertura de inscrições.
Poderão participar candidatos com idade mínima de 16 anos e máxima de 26 e que tenham concluído o Ensino Superior em Engenharia; se praças da Ativa de Força Armada, de Polícia Militar ou do Corpo de Bombeiros Militar, estarem classificado, no mínimo, no comportamento bom; se reservistas, terem sido licenciados e excluído da última organização militar (OM) em que serviu e estarem classificados, no mínimo, no comportamento bom; deve estar em dia com as obrigações militares, se do sexo masculino, entre outros requisitos disponíveis no edital completo.
As inscrições serão aceitas pelo site www.ime.eb.br nas referidas datas ou caso o candidato resida em localidade onde comprovadamente não tenha acesso à internet, poderá solicitar a ficha ao IME via telefone, fax, carta ou pessoalmente e devolvê-la na sede do mesmo. Será cobrada taxa de R$ 97,00.
De acordo com informações constantes no certame de abertura e página eletrônica do IME, todos os inscritos serão avaliados por meio de Exame Intelectual (EI), Inspeção de Saúde (IS) e Exame de Aptidão Física (EAF) e só quando aprovados nestas etapas serão considerados aptos para realizar matrícula Curso Básico de Formação Militar (CBFM) do QEM e se aprovado neste é que passa para o CA/CFrm do Quadro de Engenheiros Militares 2012/2013, que se dará no dia 1º de fevereiro de 2013, na sede do IME. Na ocasião, o candidato deverá apresentar a documentação exigida (vide edital).
O CA/CFrm terá duração de cinco anos e em sua conclusão o aprovado será nomeado primeiro-tenente do QEM e a escolha do local para servir será realizada por mérito intelectual, podendo ser movimentado em qualquer região do território nacional, para exercer as atividades relacionadas com a Engenharia Militar.
Avaliações
Exame Intelectual (EI)
- Uma prova de conhecimentos específicos a cada especialidade da Engenharia;
- Duas provas mistas de português e inglês.
Inspeção de Saúde (IS)
Apresentação do resultado de exames laboratoriais (vide edital).
Exame de Aptidão Física (EAF)
Esta etapa será realizada no Rio de Janeiro - RJ e as atividades serão distribuídas em dois dias:
- Masculino
Flexão Abdominal;
Flexão de Braços sobre o solo;
Barra;
Corrida livre (1.800m).
- Feminino
Flexão abdominal;
Flexão de Braços sobre o solo;
Corrida livre (1.600m).
Locais de Exames
Belém - PA (Comando da 8ª Região Militar);
Belo Horizonte - MG (Colégio Militar de Belo Horizonte);
Brasília - DF (Colégio Militar de Brasília);
Campinas - SP (Escola Preparatória de Cadetes do Exército);
Campo Grande - MS (Colégio Militar de Campo Grande);
Curitiba - PR (Colégio Militar de Curitiba);
Fortaleza - CE (Colégio Militar de Fortaleza);
Juiz de Fora - MG (Colégio Militar de Juiz de Fora);
Manaus - AM (Colégio Militar de Manaus);
Porto Alegre - RS (Colégio Militar de Porto Alegre);
Recife - PE (Colégio Militar de Recife);
Rio de Janeiro - RJ (Instituto Militar de Engenharia);
Salvador - BA (Colégio Militar de Salvador);
São José dos Campos - SP (Instituto Tecnológico da Aeronáutica);
São Paulo - SP (Centro de Preparação de Oficiais da Reserva / SP);
Vila Velha - ES (38º Batalhão de Infantaria).
Fonte: www.in.gov.br.