Coripa - PR em reunião extraordinária decide realizar concurso público

Prefeitos e secretários do CORIPA aprovam concurso público para equipe técnica e projetos ambientais de destaque.
Quinta-feira, 22 de setembro de 2011 às 10h43
Coripa - PR em reunião extraordinária decide realizar concurso público

No espírito do Dia da Árvore, prefeitos e secretários de meio ambiente do CORIPA, Consórcio Intermunicipal para Conservação do Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influência, se reuniram nesta última terça (dia 20), em reunião extraordinária, para discutir aspectos importantes para o futuro do consórcio ambiental. Entre diversas decisões tomadas, a mais importante foi a decisão pela abertura de concurso público para consolidação de uma equipe técnica que possa atender a demanda de trabalho que surge nos municípios e nas unidades de conservação.

O secretário de meio ambiente de Alto Paraíso, Job Resende, destacou que o CORIPA passou a ser uma instituição profissionalizada e que tem prestado importante serviço aos municípios consorciados. Segundo a secretária de meio ambiente de São Jorge do Patrocínio, Gisele Petinelle, o CORIPA pode melhorar o seu trabalho ao dar mais atenção à educação ambiental. "Estamos passando pelo Dia da Árvore e muito mais poderia ser feito em relação a esta data comemorativa, por exemplo. A contratação de um profissional que possa se dedicar à educação ambiental é de extrema importância para a região" disse Petinelle.

Segundo o secretário executivo do CORIPA, Erick Caldas Xavier, será criado um cadastro de reserva com profissionais de diferentes áreas e que serão contratados como analistas ambientais. Poderão participar profissionais que tenham ensino superior que possuam conhecimento na área ambiental. "Meio ambiente é uma disciplina tão vasta que é melhor optarmos por não restringir a classe profissional. Estarão aptos ao concurso, biólogos, tecnólogos, geógrafos, engenheiros, pedagogos, entre outros que possuam conhecimento em meio ambiente", informou o secretário executivo que também disse que existe a possibilidade de que seja criado também um cadastro de reserva para candidatos com ensino médio. O último concurso do CORIPA foi realizado em 2008.

Uma das ações que o CORIPA passa a assumir, agora como prioridade, é a Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos. Primeiramente os municípios consorciados irão, através do CORIPA, implementar um logística para gestão dos resíduos de classe especial, entre outros resíduos, de forma a atender o que é previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos. Entre as novidades desta Lei está a criação da "logística reversa", que obriga os fabricantes, distribuidores e vendedores a recolher embalagens usadas. A medida vale para materiais agrotóxicos, pilhas, baterias, pneus, óleos lubrificantes, lâmpadas e eletroeletrônicos.

Foi lembrado pelos membros da reunião que o CORIPA e seus municípios encontram-se adiantados neste processo. Em 2009 foi criada uma legislação, como uma iniciativa do prefeito de Altônia, Pedro Nunes da Mata e aderida de forma intermunicipal, proibindo a comercialização de garrafas "long neck".

Em 2010 Icaraíma deu inicio ao processo em cadeia de coleta e destino de pneus usados, que se estendeu às outras cidades e há menos de um mês São Jorge do Patrocínio e Altônia, que já eram parceiras junto ao Ministério Público na coleta de pilhas e baterias, fez a primeira coleta integrada de resíduos eletrônicos.

Na reunião foi decidido também que o consórcio intermunicipal irá adquirir um sinal de rádio licenciado pela Anatel e que estará disponível exclusivamente para os fiscais das APAs Intermunicipais e "linkados" com o ICMBio e o Parque Nacional de Ilha Grande.

O presidente do CORIPA e prefeito de São Jorge do Patrocínio, Cláudio Palozi, concluiu que o CORIPA tem em vista o que é melhor para a instituição e principalmente o que é melhor para os seus municípios consorciados. "Os municípios tem sido grandes parceiros e se essas ações são importantes para o nosso consórcio e se trazem benefícios para os nossos municípios, então elas precisam ser implementadas".

O CORIPA é formado pela união de Guaíra, Terra Roxa, Altônia, São Jorge do Patrocínio, Esperança Nova, Alto Paraíso, Icaraíma e Xambrê.

Mais informações no endereço eletrônico www.coripa.org.br.

Compartilhe: