Dos 145 professores classificados, 44 passarão por programa de formação:
Já está no site www.ceperj.rj.gov.br, da Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro), o resultado final do último processo de seleção interna da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc). Dos 324 candidatos que compareceram às provas aplicadas em 21 de agosto, a organizadora classificou 145 para a função estratégica de coordenador das Diretorias Regionais Pedagógicas, com 44 vagas. Esses professores passaram por uma bateria de três etapas: análise de currículo, prova de conhecimentos específicos e avaliação de perfil.
Os três primeiros classificados de cada regional e os dois primeiros aprovados para as vagas da Diesp (Diretoria Especial de Unidades Escolares Prisionais e Socioeducativas), num total de 44 classificados na terceira etapa, serão convocados para ocupar as vagas existentes e passarão por programa de formação. Os demais comporão o cadastro de reserva, por ordem de classificação, pelo prazo de um ano, contado a partir da publicação do resultado final no Diário Oficial do Estado. O diretor de Concursos e Processos Seletivos da Ceperj, Marcus São Thiago, lembra que a homologação deste processo seletivo interno é da competência da Seeduc.
O programa de formação - quarta etapa - está sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Educação. Será realizado na Faculdade Estácio de Sá, campus da Avenida Presidente Vargas, n.º 642, Centro, no período de 19 a 23 de setembro, das 9h às 18h. Este curso de capacitação será obrigatório para os candidatos aprovados e convocados, conforme lista divulgada no site da Seeduc, devendo os participantes chegar ao local com antecedência mínima de uma hora. Será considerado eliminado o candidato que não comparecer ou se ausentar durante o curso. As condições de realização do programa de formação serão estabelecidas e divulgadas pela secretaria, em seu site.
Esta quarta e última etapa terá caráter de qualificação. Não será prejudicado o servidor que se afastar do exercício de suas atividades, durante participação no programa. Mas é importante frisar que para a classificação dos aprovados serão observados o comportamento e a atitude de cada um durante essa fase.
Os professores selecionados para ocupar a função gratificada estratégica de coordenador cumprirão jornada de trabalho de 40h semanais. Entre suas principais atribuições estão: assessorar o diretor da Regional Pedagógica na implantação da metodologia de gestão escolar; participar em conjunto do processo das avaliações externas e diagnósticas, acompanhando permanentemente os resultados dos indicadores; coordenar em conjunto as ações de planejamento, avaliação, acompanhamento e formação junto às unidades escolares em sua gestão pedagógica, visando à melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem na rede estadual, entre outras.
Esta seleção interna integra o novo Programa de Educação do Estado instituído este ano para preenchimento de todos os cargos pedagógicos da Seeduc.
Mais informações no endereço eletrônico www.fesp.rj.gov.br.