O governador e o secretário de Educação, apresentaram na noite desta terça-feira, 11 de janeiro de 2011, aos educadores do Juruá os compromissos do Governo para os primeiros 120 dias. Durante encontro em Cruzeiro do Sul, no auditório da Escola Estadual Flodoardo Cabral, foram nomeados os 93 professores que passaram em concurso para efetivo. O Governador também anunciou a abertura de nova seleção para preencher 362 vagas remanescentes, agora em contrato provisório.
"Nós avançamos muito em muitas áreas. Pagamos o melhor salário do Brasil para jornada de 30 horas e também temos o melhor do Norte para professor inicial. Saímos das últimas posições no ranking do Ideb e estamos entre as dez melhores do país. Todos os nossos professores fizeram ou estão concluindo o ensino superior. Mas ainda falta avançar mais, e por isso a importância de aderirmos ao Pacto pela Educação para melhorar o que precisa ser melhorado e continuarmos crescendo", avaliou o secretário.
Após 12 anos de contratos temporários, uma professora foi nomeada como efetiva. "Passar no concurso nos dá segurança. Eu, que já estou há mais de uma década na educação, pude ver as transformações de perto. Nossa expectativa nesse novo momento é a melhor possível", disse.
O Governador falou sobre os avanços alcançados na Educação e lembrou do esforço dos ex-governadores. "O Governador fez um trabalho excelente. Eu não conheço no Brasil um trabalho semelhante. Ele não conseguiu fazer tudo o que queria, mas fez muito mais do que qualquer outro."
Sobre a valorização dos professores, o governador garantiu compromisso com a qualificação dos servidores e o diálogo permanente. "São Paulo é o Estado mais rico do Brasil. O Acre tem a segunda menor receita do país. Não é fácil pagar esse salário aos professores. Nós fazemos um esforço muito grande para isso. Mas eu não estou dizendo que isso basta. É preciso fazer mais, esse é o nosso compromisso", disse o governador.
O secretário de Justiça e Direitos Humanos e presidente interino do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), apresentou as mesas e cadeiras que vão ampliar o mobiliário das escolas. Os móveis foram reformados por reeducandos da penitenciária que aprenderam técnicas de marcenaria e agora estão preparados para entrar no mercado de trabalho.
Mais informações através do endereço eletrônico www.agencia.ac.gov.br.