Semana do Bombeiro iniciou no dia 2 de julho com competições em várias modalidades, entre elas Futebol, Vôlei, Corrida, Triatlon e provas operacionais como Rapel e Transporte de vítimas:
A Semana do Bombeiro foi encerrada na última sexta-feira, 22 de julho de 2011, com uma solenidade onde foram promovidos praças e feita a entrega da Medalha Tenente Pessoa e de troféus para os campeões das competições internas. O governador Camilo Capiberibe foi recebido com honras de estilo pelo comandante do Corpo de Bombeiros do Amapá, coronel Raimundo Miranda, e pela corporação e fez a entrega dos distintivos militares.
A Semana do Bombeiro iniciou no dia 2 de julho com competições em várias modalidades, entre elas futebol, vôlei, corrida, triatlon e provas operacionais como rapel e transporte de vítimas. Equipes do Comando Operacional da Capital, do Interior, Especial e ainda do Gabinete do Comando formaram os times femininos e masculinos que disputaram troféus e medalhas. A equipe do Gabinete do Comando totalizou o maior número de pontos em todas as provas e recebeu o título de campeã.
Tenente Pessoa - A Medalha do Mérito Tenente Pessoa foi entregue a dez militares, entre eles três bombeiros da Guiana Francesa. A medalha é a maior honra do Corpo de Bombeiros que foi regulamentada em 2002 para homenagear civis e militares que tenham prestado serviços à comunidade, à Polícia Militar e ao CB. Os guianenses participaram das competições como reforço da cooperação entre o Amapá e a Guiana Francesa, que promove o intercâmbio de experiências entre os militares dos dois países fronteiriços.
As portarias de promoções foram lidas pelo coronel Miranda, que falou sobre o valor do trabalho do CB do Amapá que está sendo reconhecido pela população e Governo do Estado. "Nestes seis meses temos a certeza do compromisso do governo com o CB, como exemplo o quartel de Oiapoque, que está pronto para ser inaugurado, dependendo somente de equipamentos e mobília e o nosso repasse orçamentário que estava atrasado desde setembro agora está em dia, assim como as diárias de 2009 e 2010 que estão sendo atualizadas", disse o comandante.
O governador Camilo disse que o Corpo de Bombeiros tem prestígio dos amapaenses pelos serviços prestados e citou como exemplo o trabalho desempenhado em municípios como Laranjal do Jari, que sofre com as inundações, por isso são merecedores das honrarias. "Confio no trabalho do CB e os valorizo, tanto que procuro ser pontual nos pagamentos e quitação de dívidas de anos anteriores, o que compromete a nossa política de investimentos, mas não vou deixar para o próximo governo o que me deixaram de dívidas, quero deixar dinheiro em caixa", disse o governador.
Ele ressaltou ainda que a cooperação transfronteiriça entre Brasil e França tem seu crédito, assim como dos presidentes dos dois países e exemplificou a Ponte Binacional. O governador anunciou que vai atender a necessidades de aumento da tropa apresentada pelo comandante Miranda e realizar ainda neste segundo semestre o concurso para 200 novos bombeiros, sendo 170 vagas para combatentes e 30 para músicos da banda do CB.
Mais informações através do endereço eletrônico www.ap.gov.br.