A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, disse aos deputados da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público que o governo não deixou vencer a validade de nenhum concurso público sem chamar os aprovados dentro das vagas previstas no edital. Ela participa de audiência pública que discute a portaria de 2011 que suspendeu novos concursos públicos desde março do ano passado. A ministra foi convocada para prestar esclarecimentos sobre o tema à comissão.
Segundo Miriam Belchior, a portaria foi necessária para garantir o cumprimento de metas fiscais do setor público. Ela explicou que de 2003 a 2011 foram contratados 177,5 mil novos servidores, totalizando hoje 571 mil servidores ativos, sem contar os militares. A média de contratações, segundo a ministra, é de 19,7 mil por ano, sendo que de 1996 a 2002, a média teria sido de 4,6 mil.
Ainda de acordo com a ministra, boa parte dos contratados do período mais recente serviu para repor vagas deixadas por aposentadorias. Outras 21,4 mil servidores contratados substituíram funcionários terceirizados. A maioria dos contratados foi para a área de educação.
Fonte: www.camara.gov.br