Um Theatro São Pedro lotado assistiu a governadora nomear, nesta quinta-feira (28 de outubro), 349 novos funcionários públicos para 9 secretarias do Estado. Na cerimônia que foi marcada pela emoção, ela lembrou os obstáculos enfrentados e disse que conseguiu construir novas carreiras com padrões de remuneração inovadores. "Esse ato prova que o novo jeito de governar tem parceria e companhia. Hoje não assinamos uma carta de intenções, mas sim de ações", afirmou.
- De acordo com a governadora, uma de suas metas era valorizar o funcionalismo para melhorar os serviços públicos aos gaúchos. Para que isso ocorresse, destacou, foi preciso pagar as dívidas que se acumulavam há décadas e construir um Orçamento de verdade. "Este é o momento de celebrar os quatro anos de um governo feito para todos", ressaltou. "O RS está com autoestima elevada, demos segurança social e orçamentária e voltamos a crescer sem precisar pedir nada a ninguém", acrescentou.
- O secretário da Administração e Recursos Humanos (SARH), explicou que a governadora determinou, no início do governo, um amplo levantamento das necessidades humanas do Estado. "Sem a reestruturação financeira do RS, não seriam possíveis essas nomeações, promoções e posses", afirmou. O secretário lembrou ainda a superação de assuntos como a necessidade de empréstimo para pagar o 13º salário do funcionalismo, e ressaltou que a SARH não realizava concursos há 12 anos.
Os novos servidores integram o quadro dos Técnicos Científicos, classificados como Economistas, Geógrafos, Arquivistas, Administradores, Assessores do Registro do Comércio, Técnicos em Assuntos Culturais, Tradutores e Interpretes. Os demais aprovados ingressam no Quadro Geral, como Agentes Administrativos e Técnicos em Contabilidade. Receberão novos servidores as secretarias da Administração, Justiça e Desenvolvimento Social, Agricultura, Infraestrutura e Logística, Cultura, Meio Ambiente, Segurança Pública, Obras Públicas e Planejamento e Gestão.
Mais informações através do endereço eletrônico www.estado.rs.gov.br.