MPF - GO derruba limite de idade em concurso do Instituto Militar de Engenharia

MPF-GO conquista decisão judicial e acaba com exigência de idade em concurso do Instituto Militar de Engenharia.
Quinta-feira, 1 de julho de 2010 às 16h02
MPF - GO derruba limite de idade em concurso do Instituto Militar de Engenharia

Após derrubar o critério que estabelece limite de idade para se inscrever em concursos públicos da Aeronáutica e do Exército, o Ministério Público Federal em Goiás (MPF-GO) obteve êxito com relação a outro processo seletivo. Dessa vez, a Justiça deferiu o pedido que solicita o fim da exigência de idade mínima para se inscrever em concurso do Instituto Militar de Engenharia (IME).

A decisão da Justiça Federal atende o pedido proposto pela procuradora da República. A procuradora constatou as irregularidades nos concursos de admissão e matrículas dos candidatos aos Cursos de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa (CFG/Ativa) do Quadro de Engenheiros Militares (QEM) e de Formação e Graduação de Oficiais da Reserva de Segunda Classe do QEM do IME.

A exigência irregular estava disposta no art. 5º, I e II, das Instruções Reguladoras do processo seletivo. Pela decisão judicial, as cláusulas que estabeleciam os limites de idade estão suspensas. Com isso, o calendário do concurso deve ser alterado, pois o prazo de inscrições para o certame deverá ser reaberto por mais 15 dias, com ampla divulgação.

"A restrição questionada malfere o direito à educação assegurado constitucionalmente, em especial no que se refere ao artigo segundo o qual é dever do Estado garantir acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um", ressalta a decisão. De acordo com a procuradora, "a exigência caracterizava descumprimento de preceitos constitucionais, como o princípio da legalidade, ao criar requisitos não previstos em lei, e o princípio da isonomia, ao estabelecer critérios discriminatórios ilegítimos no regulamento do concurso".

Informações no endereço eletrônico www.prgo.mpf.gov.br.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

MPF - GO derruba limite de idade em concurso da Aeronáutica para todo o Brasil

O Ministério Público Federal em Goiás (MPF-GO) obteve na Justiça uma conquista para os concurseiros em todo o país. Em decisão liminar, foi derrubado o critério de limite de idade para participação em processo seletivo da Aeronáutica, especificamente para os cargos de Oficial Aviador, Intendentes e de Infantaria da Aeronáutica.

Diversas ações do MPF-GO foram movidas para assegurar a participação de candidatos independentemente da idade. A decisão judicial determina a suspensão do critério etário (de 22 anos completos até 31 de dezembro de 2011), com eficácia sobre todo o território nacional.

Diante disso, a União deverá dar ampla publicidade a decisão, reabrindo os prazos de inscrição por mais 15 dias e alterar o calendário do certame. Para o juiz Federal Flávio Marcelo Sérvio Borges, o critério etário "viola a Carta Constitucional, ao estabelecer um ato infralegal de limite de idade de ingresso em certa carreira, ainda que se trate de carreira militar".

Mais informações através do endereço eletrônico www.prgo.mpf.gov.br.

Compartilhe: