O Diário Oficial da União de quarta-feira (20 de setembro) trouxe a portaria do Ministério da Educação (Portaria nº 1.287) que autoriza o CEFET-MG a contratar 106 professores temporários para suprir a demanda emergencial do quadro de docentes da instituição.
A contratação dos professores temporários aguarda a reabertura do Sistema Integrado de Administração de Pessoal (SIAPE), que gerencia a folha de pagamento de pessoal da União, para a contratação dos docentes, o que deve ocorrer durante a próxima semana.
Durante o processamento da folha de pagamentos, o SIAPE permanece fechado, sempre na última quinzena de cada mês, quando volta a ser reaberto para a inclusão de novas informações financeiras e cadastramento de novos servidores.
O CEFET-MG, para dar a maior celeridade possível à contratação dos novos professores, já realizou e concluiu todos os processos seletivos e agilizou a análise de documentos dos novos servidores.
Quadro permanente
A recomposição de forma definitiva do quatro de docentes e de técnicos-administrativos do CEFET-MG, no entanto, virá com a recomposição do quadro de servidores efetivos. Somente nos últimos cinco anos, o CEFET-MG perdeu 158 professores que se aposentaram ou se desligaram por motivos diversos.
Uma comissão formada por representantes da instituição e do Ministério da Educação está formulando um plano de metas que irá estabelecer uma relação pactuada de aluno/professor que terá como contrapartida a contratação de professores efetivos, através da implantação dos quadros de professor equivalente e de referência de técnicos-administrativos.
Mais informações no endereço eletrônico www.cefetmg.br.