Edital para Concurso Público está em fase de finalização; objetivo é reforçar segurança da cidade:
A Prefeitura de Santo André (www.santoandre.sp.gov.br), por meio da Secretaria de Segurança Pública Urbana e Trânsito (SSPUT), está finalizando o edital para realizar Concurso Público a fim de contratar 100 homens que integrarão a Guarda Civil Municipal (GCM), como parte do programa de combate à violência na cidade. O objetivo em aumentar o efetivo, atualmente de 573 integrantes, é reforçar a segurança de Santo André.
A contratação dos novos guardas foi autorizada pelo Prefeito de Santo André - "Com esse aumento de efetivo conseguiremos reforçar a segurança, ajudando as polícias Civil e Militar. Temos como primícia a cultura preventiva para evitar confrontos posteriores", afirmou o secretário da SSPUT.
A expectativa é que dentro de 30 dias o edital seja publicado. "Após este trâmite, haverá o processo de inscrição e provas. Depois, os convocados realizarão curso de qualificação", explicou o secretário.
Os novos integrantes serão distribuídos nos programas já existentes da pasta, como Remu (Ronda Escolar Municipal) e Romo (Ronda Operacional Motorizada), as quais fazem patrulhamento em áreas territoriais pré-definidas, de acordo com a demanda. "Nosso objetivo é reforçar a segurança em toda a cidade. Já temos em mente os locais em que os novos funcionários serão designados, atendendo à política de prevenção".
A atual Administração pretende aumentar o efetivo da GCM em mais 100 homens até o fim de 2012. "Dependemos da viabilização e disponibilização de verba, mas faremos de tudo para que o objetivo seja alcançado", afirmou o secretário.
- Novos equipamentos:
A Prefeitura de Santo André investiu R$ 1,9 milhão na modernização dos equipamentos utilizados pela GCM, como uniformes, coletes à prova de bala, algemas, armamentos e munição. O material foi entregue a toda corporação - 573 profissionais - em julho. Esta foi a primeira vez que todo o efetivo recebeu novos equipamentos de uma só vez.
"A atual administração tem a visão de prevenir ao invés de reprimir. Com isso, tivemos números expressivos na queda da criminalidade em Santo André. Queremos manter os bons números para que a cidade se torne cada vez mais segura", finalizou o secretário.