Processo Seletivo - EDITAL Nº 2/2011
O Comandante do Exército, por meio do Departamento de Ensino e Cultura do Exército (DECEX), e por intermédio da Diretoria de Ensino Preparatório e Assistencial (DEPA) vai realizar Processo Seletivo admissão aos Colégios Militares (CM) do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Fortaleza, Manaus, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Curitiba, Juiz de Fora, Campo Grande e Santa Maria. São 475 vagas.
As inscrições serão recebidas de 22 de agosto a 23 de setembro. O candidato, seja do sexo masculino ou feminino, deverá satisfazer aos seguintes requisitos, a serem comprovados até a data da matrícula à qual se referir o respectivo processo seletivo:
- Ser brasileiro;
- Ter concluído ou estar cursando o 5º ano do Ensino Fundamental (5º ano/EF), para os candidatos ao ingresso no 6º ano do Ensino Fundamental (6º ano/EF); ou o 9º ano do Ensino Fundamental (9º ano/EF), para os candidatos ao ingresso no 1º ano do Ensino Médio (1º ano/EM);
- Estar enquadrado nos seguintes limites de idade: para 6º ano/EF: - completar 10 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula ou, ter menos de 13 anos em 1º de janeiro do ano da matrícula, prevista no Calendário Anual do Processo Seletivo. Para o 1º ano/EM: - completar 14 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula ou, ter menos de 18 anos em 1º de janeiro do ano da matrícula, prevista no Calendário Anual do Processo Seletivo;
- Se ex-aluno de Estb. Ens. Militar, não ter sido desligado por motivo disciplinar, e ter sido classificado, no mínimo, no comportamento "bom", por ocasião do desligamento;
- Não ter sido excluído disciplinarmente de qualquer CM;
- Ter pagado a taxa de inscrição, no valor de R$ 75,00, se dela não estiver isento; e
- Ser portador de documento oficial de identificação com foto recente.
O requerimento de inscrição será preenchido pelo responsável legal pelo candidato e dirigido ao Comandante do CM de sua opção, dentro do prazo estabelecido no Calendário Anual do Processo.
A inscrição poderá ser realizada pela Internet; pela Internet e presencial ou presencial, junto à Comissão de Inscrição do Concurso de Admissão ao CM.
O Processo Constará das seguintes etapas: Concurso de Admissão, constituído de Exame Intelectual; Inspeção de Saúde e Comprovação dos Requisitos Biográficos.
Caberá a cada CM a preparação e execução do EI, com provas distintas dos demais colégios, a inspeção de saúde na área de sua sede, a elaboração da listagem final dos aprovados no concurso e a convocação dos candidatos para as diferentes etapas do processo seletivo.
O concurso de admissão aos CM e as demais etapas do Processo Seletivo terão validade apenas para o ano ao qual se referir a inscrição, iniciando-se a partir da data de publicação do edital de abertura e encerrando-se na data de publicação do resultado final (homologação), conforme o calendário anual específico para cada processo seletivo, ressalvados os casos de adiamento de matrícula.
Para mais informações, vide edital completo.
Fonte: www.in.gov.br