A Câmara analisa o Projeto de Lei 7.580/10, do Poder Executivo, que cria 560 cargos de Advogado da União (280 em 2011 e outros 280 em 2012). A criação dos cargos está condicionada à sua expressa autorização na lei orçamentária anual, com a respectiva dotação para o seu primeiro provimento.
A Advocacia-Geral da União (AGU - www.agu.gov.br) desempenha as atividades de defesa da União, inclusive em ações no Supremo Tribunal Federal (STF - www.stf.jus.br), e de consultoria jurídica aos ministérios e a outros órgãos do Poder Executivo federal.
Atualmente, o número total de cargos de Advogado da União é de 1.814. "Esse quantitativo encontra-se estagnado há mais de uma década, com apenas algumas oscilações, ao passo que a carreira de Advogado da União incorporou, ao longo dos anos, forte incremento em suas atribuições", argumenta o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo.
Como exemplo do incremento nas atribuições da carreira de Advogado da União, o ministro cita a criação dos Juizados Especiais Federais, a partir de 2001, que ampliou o número de órgãos jurisdicionais de 1ª instância e viabilizou o aumento do número de processos movidos contra a União, especialmente pelos servidores públicos federais.
Tramitação:
A proposta, de caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Mais informações através do endereço eletrônico www.camara.gov.br.