Ao todo, desde janeiro, já foram contratados 3.396 profissionais, que já estão à disposição da população:
O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, deu posse na manhã desta terça-feira a 826 novos servidores da saúde. A cerimônia ocorreu no auditório Planalto, do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Ainda este mês outros 395 servidores devem ser empossados. Todos os 1.221 profissionais da área foram aprovados em concurso público. Com as novas nomeações, o GDF já contratou, desde o início do ano, 3.396 profissionais, que já estão a serviço da população.
"Aqui tem um exército de homens e mulheres, com determinação, com vontade, espírito renovado, para arregaçar as mangas e ajudar a reconstruir a saúde pública do Distrito Federal", disse o governador que se emocionou ao falar da missão dos profissionais de saúde. No início do ano, Agnelo Queiroz decretou estado de emergência na saúde, devido aos graves problemas encontrados tanto na parte física como na gestão e falta de pessoal.
Os convocados para posse na terça-feira foram nomeados em agosto e serão distribuídos para diversos hospitais da rede pública, em especial para o Hospital de Santa Maria. Ao todo são 659 médicos nas especialidades de cirurgia cabeça e pescoço (2), cirurgia geral (5), dermatologia (4), otorrinolaringologia (4), urologia (2), anestesiologia (44), cardiologia (10), clínica médica (60), ginecologia e obstetrícia (50), infectologia (2), nefrologia (7), neonatologia (8), neurologia (4), pediatria (60), radiologia (25) e psicólogo (19). Também tomarão posse 20 dentistas, 300 enfermeiros, sete farmacêuticos de laboratório, dez administradores e 16 fisioterapeutas.
O secretário-adjunto de Saúde do Distrito Federal, Elias Miziara, falou sobre a importância das novas contratações para o fortalecimento do sistema. "Não podemos fazer essa mudança sem vocês. Vocês serão a força motriz que realizarão as mudanças que o governador prometeu e que levarão a saúde até as últimas conseqüências", disse.
Elias Miziara ressaltou que os novos servidores terão uma missão muito maior do que passar a fazer parte dos quadros públicos do GDF. "Vocês não estão assumindo compromisso apenas com o governo ou com vocês, mas com a população do Brasil, do Distrito Federal e do SUS (Sistema Único de Saúde)", e concluiu: "Sejam muito bem-vindos. Vocês foram muito esperados e são muito necessários para a saúde do DF", concluiu Miziara.
Outros 542 profissionais de nível médio também começarão a trabalhar na rede pública de saúde. São 210 auxiliares de enfermagem, 294 técnicos administrativos, 22 técnicos em nutrição e 16 técnicos em patologia clínica. A Secretaria de Saúde receberá, ainda, 20 auxiliares operacionais de serviços diversos - AOSD.
Segundo o secretário-adjunto de Saúde, 80% dos convocados vão trabalhar no Hospital Regional de Santa Maria, que passa a estar totalmente sob a tutela da Secretaria de Saúde. Antes ele era gerido por uma empresa terceirizada.
Desde janeiro, o atendimento na rede pública de saúde foi reforçado com a nomeação de 3.396 profissionais. Os hospitais públicos receberam 420 médicos em 27 especialidades. Foram admitidos profissionais nas especialidades de acupuntura, anestesiologia, cardiologia, clínica médica, cirurgia cabeça e pescoço, cirurgia geral, cirurgia plástica, cirurgia vascular, citopatologia, coloproctologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia e obstetrícia, hematologia e hemoterapia, infectologia, nefrologia, neonatologia, neurologia, neuropediatria, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pediatria, psiquiatria e radiologia.
"Agora nós vamos poder dar a resposta que a população pediu. A saúde é a grande prioridade e a nossa prioridade é dar atendimento público de qualidade e gratuito, custe o que custar", declarou o governador, que ressaltou a persistência dos servidores da área.
Mais informações no endereço eletrônico www.agecom.df.gov.br.