Passar num concurso do Estado é o sonho de muitos tocantinenses e de várias pessoas de outras regiões, mas mesmo alcançando esse objetivo há quem perde a vaga por não ficar atento a datas e documentações necessárias para a posse. Uma realidade que a Secretaria da Administração vem registrando nos concursos da Saúde e Educação homologados em 2009. De janeiro a agosto desse ano 430 aprovados dos dois certames tiveram suas nomeações tornadas sem efeito.
Os Editais regem que a partir da nomeação os candidatos aprovados devem comparecer ao departamento de posse com toda a documentação exigida pelo cargo, num prazo de 30 dias, prorrogáveis por mais 30 em caso de solicitação oficial. Por isso é preciso que o candidato aprovado fique atento a sua nomeação acompanhando constantemente o Diário Oficial do Estado por meio eletrônico (www.diariooficial.to.gov.br) onde a mesma deverá ser publicada.
Todos os classificados da Saúde e Educação já foram convocados para posse e os dois certames estão chamando os aprovados que estão no cadastro de reserva, conforme a necessidade das pastas. Até o mês de agosto 2.874 candidatos tomaram posse e já estão em exercício.
Candidatos também devem se atentar a exames e documentação para posse:
A primeira coisa a ser feita é providenciar o exame médico pericial, que consiste em exames originais, com validade de 90 dias, de: hemograma completo e contagem de plaquetas, glicemia de jejum, tipagem sanguínea, HBS AG, VDRL; exame bioquímico do sangue: glicose, uréia, creatinina, TGO, TGP, colesterol total, HDL-Colesterol e Triglicérides; EAS (urina); eletrocardiograma com laudo, emitido por médico cardiologista; radiografia do tórax em PA e perfil; exame oftalmológico completo: acuidade visual, com e sem correção, fundoscopia, motricidade ocular, tonometria, biomicroscopia e senso cromático; Laudo Psiquiátrico, emitido por médico psiquiátrico; comprovante de vacina contra febre amarela com prazo de validade não-vencido. Os exames devem ser apresentados primeiramente na Junta Médica Oficial da Secad.
Após passar pela Junta Médica os nomeados devem procurar a posse munidos de: duas Cópias do Ato de Nomeação; duas Fotos 3X4 recentes; original de comprovante recente, como Titular, de conta corrente, individual, do Banco do Brasil, em Agência situada dentro do Estado do Tocantins.
Também são necessárias duas cópias acompanhadas dos originais ou duas cópias devidamente autenticadas em Cartório, dos documentos que seguem: comprovante de endereço; documento de identidade; CPF; Certidão de Nascimento ou Casamento (se viúvo(a), acompanhar Certidão de Óbito do(a) cônjuge, se separado ou divorciado, trazer Certidão com Averbação); Título Eleitoral; Certidão de Quitação Eleitoral emitida pela Justiça Eleitoral; documento com o nº do PIS/PASEP, ou extrato de inexistência de registro (obtido junto ao Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal); comprovante de escolaridade exigido em Edital para o provimento do cargo; certificado de Reservista ou Certificado de dispensa da Incorporação (sexo masculino); comprovante de coleta de Informações Previdenciárias, emitida pelo Igeprev - Instituto de Gestão Previdenciária; declaração de bens (modelo próprio);
Dependendo do cargo e de acordo com o Edital do Concurso também serão exigidos documentos complementares, como certificados de conclusão de cursos técnicos e de especializações.
Caso o nomeado seja ocupante de outro cargo, emprego ou função pública será necessário apresentar Declaração constando o nome do cargo, carga horária e horário de trabalho, emitida pelo chefe do setorial de RH do órgão. Identificada a impossibilidade de acumulação legal de cargos públicos, o candidato deve apresentar Portaria de Exoneração ou Declaração de Vacância, que pode ser obtida no portal Secad.
Mais informações no endereço eletrônico www.secad.to.gov.br.