O resultado final da seleção para os cargos de Gerentes Regionais de Educação do Piauí foi divulgado na manhã desta terça-feira, 1 de março de 2011, no Palácio de Karnak. A solenidade contou com as presenças do Governador do Estado, do Secretário Estadual da Educação, além de Superintendentes, Gerentes, Diretores, Servidores e candidatos ao cargo.
Para uma candidata aprovada para a 19ª GRE de Teresina, o processo de seleção foi válido e transparente. "Não mudaria nada neste processo de avaliação", diz. "Meu projeto agora para a Gerência é continuar o trabalho do ensino, avançando em melhoria e, para isso, pretendo logo, de imediato, negociar com os diretores e professores que fazem greve", declara.
Há 29 anos, ela atua na educação, dos quais, 17 deles em sala de aula. "Atualmente eu estava como Coordenadora Financeira e também já exerci, na mesma Regional, o cargo de Coordenadora de Ensino da 19ª GRE", informa.
Como a mesma empolgação também falou uma Professora, aprovada para gerenciar a 21ª GRE de Teresina. "Estou muito feliz com o resultado, mas não esperava passar, pois o nível dos concorrentes era muito bom", declarou a professora que esperou o resultado em casa.
Para o Secretário de Educação, o princípio da avaliação foi o mérito, a Prova de Títulos e um Projeto. "Este é um momento histórico, principalmente pelo espírito de um governo que pretende mudar e avançar com índices da educação", afirma o secretário. "Nós cumprimos uma meta e agora vamos desenvolver a rede pública", acrescenta.
Em seu discurso, o Governador diz que a alegria do dia é grande pela ação da democracia. "Sinto uma alegria imensa em anunciar uma relação de Professores. As mulheres, como sempre, nesta área foram maioria e surpreendentes", garante.
O governador aproveitou a oportunidade e falou dos projetos e programas para implementar na educação. "Um deles é o ensino a distância, no qual pretendemos, com tecnologia de ponta, capacitar, qualificar e melhorar o nível de ensino no nosso Estado. Com a construção de 300 novas salas de aulas totalmente equipadas, no primeiro momento, vamos dar oportunidades para novas pesquisas na educação e assim avançarmos", avisa.
Ele informou ainda que, além das avaliações federais, o Estado terá sua própria avaliação. "Não ficaremos reféns de IDEB"s. Faremos testes da gestão, tanto na Educação como na Saúde. Se algum aprovado, pretender politizar, nós vamos barrar. Queremos uma administração isenta. E nesse sentido, conclamamos aos novos gestores para cuidar das Gerências, com se fossem propriedades suas, cuidar da mesma forma que administram suas residências", solicitou.
Informações através do endereço eletrônico www.piaui.pi.gov.br.