Diante da reclamação de que dois candidatos com deficiência física não puderam participar da primeira etapa do concurso público para servidor do Poder Judiciário, no último domingo, 29 de maio, a Comissão de concurso do Tribunal de Justiça do Maranhão solicitou informações ao Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (Ieses) sobre o ocorrido no Colégio Master, no Filipinho, onde os candidatos não fizeram a prova objetiva devido ao indeferimento os pedidos de condição especial de prova.
Segundo informações prestadas pela comissão do concurso, o candidato solicitou uma pessoa auxiliar para a leitura de prova, condição não prevista no edital. Já a outra candidata pediu, além do auxiliar para leitura de prova, não previsto no edital, outro auxiliar para preenchimento de gabarito, auxílio vedado pelo edital, e tempo adicional de prova - por não ter feito indicação de necessidade.
Em relação aos demais candidatos, a Comissão informou que todos os prazos relativos aos pedidos de prova em condição especial correram conforme o estabelecido pelo Edital nº 002/2011, que regulamenta o concurso. O Tribunal, assim como o Ieses, através da mídia, divulgou as informações e prazos do concurso e ainda disponibilizou e-mail e telefone para o esclarecimento de dúvidas. Cabe ao candidato acompanhar as diversas etapas e manter-se informado sobre o concurso, observando as orientações e os prazos contidos no Edital.
A Comissão esclarece ainda que os candidatos que se sentirem prejudicados devem entrar em contato com o Ieses pelo preenchimento de um formulário eletrônico do Serviço de Atendimento ao Candidato (SAC), para solicitar esclarecimentos cabíveis.
Revisão - Nos últimos dias 24 e 25, a Comissão do Concurso recebeu os pedidos de revisão indeferidos relativos à inscrição de pessoa portadora de deficiência e/ou com condições especiais de prova. O documento solicitando essa medida deveria ser dado entrada no protocolo administrativo do TJ. Na sexta-feira (20 de maio), os documentos de confirmação de inscrição, contendo local e horário das provas, foram divulgados pelo Ieses através da página do concurso na internet (www.servidor.tjma.ieses.org).
A prova discursiva ocorre no dia 3 de julho, em 2 horários: manhã e tarde, telefone (98) 2106-9421 (Comissão de Concurso). Segundo dados do Ieses, dos 43 mil e 70 inscritos, 8 mil 181 deixaram de fazer as Provas Objetivas, somando São Luís, Caxias e Imperatriz.
Mais informações no endereço eletrônico www.tjma.jus.br.