A Justiça Federal da 4ª Região conta, a partir de 6 de junho de 2011, com vinte novos juízes federais substitutos, que irão atuar em varas localizadas no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. A solenidade de posse foi realizada agora à tarde, no Plenário do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre.
A cerimônia foi coordenada pelo presidente da corte, desembargador federal Vilson Darós. Após os empossados prestarem juramento e assinarem o termo de posse, o desembargador declarou-os empossados no cargo de Juiz Federal Substituto da 4ª Região. Os locais em que os novos magistrados vão atuar ainda não foi definido. A partir de 7 de junho, eles participam de curso de formação inicial à carreira, com duração de duas semanas.
Saudando os novos juízes, o desembargador federal Tadaaqui Hirose, que presidiu a comissão examinadora do XIV Concurso Público para Provimento de Cargo de Juiz Federal Substituto da 4ª Região, parabenizou os empossados pela aprovação em "um dos concursos mais concorridos do Brasil". Hirose ressaltou que foram selecionados apenas 25 candidatos, representando apenas 0,87% do total de 2.861 inscritos para a primeira etapa do certame. Os cinco aprovados que não tomaram posse hoje aguardam a abertura de novas vagas na região.
Para o desembargador, "não há incumbência mais gratificante do que buscar a Justiça". Ele lembrou que a Justiça brasileira está mais democrática e os juízes, mais modernos e mais próximos do cidadão e desejou uma profícua e exitosa carreira aos novos colegas. Hirose, que também dirige a Escola da Magistratura (Emagis) do TRF4, aproveitou a ocasião para contar que a jovem escola, "reconhecida em todo o país", está completando uma década de atuação.
Mais informações através do endereço eletrônico www.trf4.jus.br.