Um dos grandes segredos para passar em concursos é aproveitar bem os professores. Na nossa área - concursos públicos - temos professores extremamente especializados e, em geral, muito bons. Claro que ninguém é perfeito, mas o fato de lidar com a matéria com foco em concursos e estar acompanhando as provas, as bancas etc., pode ajudar muito.
Hoje, os professores podem ser encontrados nos cursos, na internet, nos livros: você vai conseguir achá-los.
Quando um professor é ruim, você deve mudar de professor, mas não faça isso antes de avaliar com cuidado se ele é ruim mesmo ou se é você que está incidindo em preconceitos ou sendo traído por uma avaliação apressada. Se o professor é bom, aproveite-o!
Nesse passo, infelizmente, existem muitos candidatos que vão para os cursos não para aprender com os professores, mas para competir com eles. Isso é perda de tempo.
Os erros mais comuns que os alunos cometem:
Enfim, tente evitar desperdiçar esse aliado. Sim, o professor não é o inimigo! Aprenda a ser tolerante, aprenda a evitar (de modo discreto) os professores que não são bons profissionais, e sempre procure aprender o que ele tem a ensinar. Salvo raras exceções, se ele está ali é porque tem algo a dizer. Essa é a regra geral.
E lembre-se: quase tudo o que sabemos foi aprendido com um profissional destes. E, para concluir, uma sugestão: não deixe de dar um abraço e elogiar os bons professores. Eles merecem.
William Douglas é Juiz Federal, professor, especialista em provas e concursos públicos, www.williamdouglas.com.br
O PCI Concursos em parceria com o site www.williamdouglas.com.br,disponibiliza aqui, vários artigos, textos e dicas de William Douglas sobre "Como Passar" em concursos públicos: