Aeronáutica anuncia abertura de 132 vagas para o EAT/EIT 2011

Inscrições abertas para profissionais de Ensino Superior na Aeronáutica: Serviço Militar Temporário 2021! Garanta sua vaga agora!
Quarta-feira, 27 de julho de 2011 às 10h19
Aeronáutica anuncia abertura de 132 vagas para o EAT/EIT 2011

Seguem até o dia 18 de agosto as inscrições para a seleção de profissionais de nível Superior da área de Ensino (Magistério e Pedagogia) voluntários à prestação do Serviço Militar Temporário, ano de 2011, na Aeronáutica. As informações são da Diretoria de Administração do Pessoal (DIRAP), por meio da Divisão de Serviço Militar (DSM) dos COMAR e das Organizações Militares (OM) jurisdicionadas, com apoio do Instituto de Psicologia da Aeronáutica (IPA) e demais órgãos do Comando da Aeronáutica.

Ao todo foram disponibilizadas 132 vagas a candidatos, de ambos os sexos, com no máximo 38 anos, formação no Magistério para o Ensino Superior, Magistério para o Ensino Médio, Pedagogia e Pedagogia - Orientação Educacional nos COMAR I, III e IV - Belém (PA), Barbacena (MG), Rio de Janeiro (RJ), Pirassununga (SP) e Guaratinguetá (SP).

Os interessados devem se inscrever em um dos sete COMAR entre as 9h às 16h, mediante apresentação do requerimento de inscrição (anexo ao edital); cópia do RG (frente e verso); currículo profissional; declaração de residência; cópia autenticada de diploma ou certificado de conclusão de curso superior (bacharelado ou licenciatura de graduação plena); cópia de diploma de especialista (curso de especialização lato sensu); declaração, certidão, ou cópia de documento expedido pelo respectivo Conselho ou Ordem Profissional; cópia de todo e qualquer documento que comprove especializações. Aos candidatos militares, exige-se cópias específicas, com lista disponível no edital completo. Todos os documentos deverão ser entregues encadernados, em sequência.

Etapas

A seleção será composta por Avaliação Documental; Concentração Inicial; Inspeção de Saúde (INSPSAU); Exame de Aptidão Psicológica (EAP) e Concentração Final. Os aprovados serão direcionados ao Estágio de Adaptação Técnico (EAT), destinado à adaptação no Serviço Militar Temporário e às áreas profissionais de atuação pelo período de um ano, subdividido em três fases, sendo a primeira de 50 dias na sede do COMAR ou em OM designada e a 2ª e 3ª fases na OM apontada.

Em seguida, tem início o Estágio de Instrução Técnico (EIT), objeto de atualização e a complementação de instruções ministradas no EAT ou nos estágios equivalentes ministrados pelas Forças Armadas. Essa etapa também tem a duração de 12 meses.

Saiba mais

  • Os incorporados no EAT serão declarados Aspirantes a Oficial do Quadro de Oficiais da Reserva de 2ª Classe Convocados (QOCon), na respectiva especialidade.
  • Os incorporados para a realização do EAT ou do EIT, na condição de Aspirantes a Oficial ou de Oficiais, respectivamente, estarão sujeitos a Constituição Federal do Brasil (1988), Estatuto dos Militares (Lei n.º 6.880, de 9 de dezembro de 1980), Legislação e a Regulamentação que tratam do Serviço Militar e demais legislações para os militares da ativa do Comando da Aeronáutica.
  • As promoções dos integrantes do QOCon serão efetuadas, até o posto de Primeiro-Tenente e na disponibilidade de vagas, atendidos o interstício e as demais condições exigidas, os Aspirantes a Oficial que concluírem com aproveitamento a 2ª fase do EAT serão promovidos ao posto de Segundo-Tenente, por ato do Comandante da Aeronáutica, e incluídos no QOCon.

Formação exigida

  • Magistério para o Ensino Superior - Administração; Direito; Economia; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Língua Espanhola; Língua Inglesa; Matemática; Química; Sistemas de Informação e Sociologia.
  • Magistério para o Ensino Médio - Artes Musicais; Artes Plásticas; Biologia; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Língua Espanhola; Língua Francesa; Língua Inglesa; Língua Portuguesa; Matemática; Química e Sociologia.
  • Pedagogia e Pedagogia - Orientação Educacional.

Mais informações no edital completo e no site do COMAER.

Compartilhe: