Advogados de todos os estados brasileiros, que desejam ingressar na carreira pública devem intensificar os estudos. Pois o Concurso da Advocacia Geral da União - AGU deve ser autorizado em breve. O órgão está na lista divulgada pela Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos - ANPAC.
No ano de 2014, foi encaminhado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, autorização para provimento de 322 vagas. Este quantitativo se explica devido ao aumento de processos na área consultiva e contenciosa. Hoje fazem parte do quadro da AGU 1.764 advogados.
Para concorrer ao cargo é necessário possuir bacharelado em Direito, Registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e dois anos de prática forense. A remuneração inicial da carreira, divulgada na Lei nº 11.358 é de R$ 17.330,33.
O último concurso para Advogado, foi realizado em 2012 sob organização do Cespe/UnB. Foram disponibilizadas 68 vagas, sendo quatro para candidatos portadores de necessidades especiais. A remuneração na época era de R$ 14.970,60.
A seleção dos profissionais inscritos foi realizada mediante aplicação de Prova Objetiva composta de 200 questões, divididas em três grupos: (Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Financeiro e Econômico, Direito Tributário; Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Empresarial, Direito Internacional Público; Direito Penal e Processual Penal, Direito do Trabalho e Processual do Trabalho, Direito da Seguridade Social). Houve também Inscrição Definitiva; Prova Discursiva, Oral, Sindicância da vida pregressa e Avaliação de Títulos.
Mais informações sobre este Concurso, ou sobre o anterior e também a lista veiculada pela ANPAC podem ser conferidos em nosso site. Em breve novas atualizações podem ser publicadas.