No estado do Mato Grosso do Sul, a Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD) e a Controladoria-Geral de Estado anunciaram nesta quarta-feira (23), por meio do Diário Oficial, a realização de um novo Concurso Público de Provas e Títulos para o preenchimento de 28 vagas ao cargo de Auditor do Estado para compor o quadro de pessoal da Controladoria.
Há oportunidades entre as especializações de Corregedoria e Correição (3); Fiscalização em Obras Públicas (2); Tecnologia da Informação (4) e Auditoria Geral (19). Dentre as vagas ofertadas, há chances para aqueles que se encaixam nos critérios do edital.
Após contratado, o profissional exercerá funções em jornadas de 40 horas semanais de trabalho, referente a remuneração mensal de R$ 11.330,00.
Algumas atribuições do cargo são avaliar o cumprimento das metas previstas nos planos plurianuais; acompanhar a execução de programas de Governo e os orçamentos do Estado; comprovar a legalidade dos atos praticados pelos gestores de recursos públicos e avaliar os resultados quanto à impessoalidade, moralidade, legitimidade, publicidade, razoabilidade, eficácia, eficiência e à economicidade das gestões orçamentária, financeira, contábil, patrimonial e operacional dos órgãos e das entidades da Administração Estadual, entre outras.
Para participar, é necessário que o candidato tenha formação escolar em nível superior completo, de bacharelado ou licenciatura reconhecida pelo Ministério da Educação, comprovado mediante a apresentação de diploma, declaração, ou certidão de conclusão, todos acompanhados do respectivo histórico escolar, fornecidos por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.
Inscrição
As inscrições serão realizadas exclusivamente via Internet no período das 8h do dia 25 de fevereiro às 23h59 do dia 15 de março de 2022, no site do Instituto AOCP. O valor da taxa de inscrição é de R$ 175,12 com possibilidade de isenção até o dia 2 de março de 2022.
Classificação e Vigência
O certame será composto por cinco fases, sendo as seguintes:
- Fase I: Prova Escrita Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, da qual participarão todos os candidatos;
- Fase II: Prova Escrita Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, consistente em uma redação de tema da atualidade e três questões;
- Fase III: Exame de Saúde, Antropométrico e Clínico, de caráter unicamente eliminatório;
- Fase IV: Prova de Títulos;
- Fase V: Investigação Social, de caráter unicamente eliminatório.
A prova escrita objetiva está prevista para ser aplicada no dia 3 de abril de 2022, enquanto que a avaliação discursiva deverá ocorrer em 22 de maio de 2022.
O conteúdo programático será conforme o cargo pretendido, podendo ser composto por questões de língua portuguesa, administração pública, direito constitucional, administração financeira e orçamentária, direito administrativo, conhecimentos específicos, Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul: organização, competências e sistemas estruturantes; direito administrativo sancionador; direito civil e processual civil; direito penal e processual penal; direito empresarial; legislação de contratação de obras públicas; fiscalização de obras públicas; acompanhamento de execução e medições; segurança no trabalho e meio ambiente - normas, regulamentos e aplicações; gestão e governança de tecnologia da informação; desenvolvimento de sistemas; bancos de dados; segurança da informação; auditoria governamental e controle interno; contabilidade aplicada ao setor público; avaliação de políticas públicas; finanças públicas; dentre outros.
O prazo de validade do Concurso Público será de dois anos, contados a partir da data da publicação da homologação do Concurso Público pelo Governador do Estado, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, exclusivamente por conveniência da Administração Estadual.
Informações adicionais podem ser obtidas através do edital completo que consta em nosso site.