Com uma defasagem de mais de 2.000 vagas, o Banco Central do Brasil (BACEN) deve realizar concurso público destinado ao preenchimento de cerca de 300 vagas para os cargos de Técnico e Analista. A legislação prevê quadro de servidores com 6.170 profissionais ativos, mas a realidade apresentada pelo Banco é outra. Considerando também a função de Procurador, o órgão possui atualmente um déficit muito grande de profissionais.
Conforme lista divulgada recentemente pela Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos Públicos (ANPAC), a previsão é de que entre o final de 2015 e início de 2016 seja autorizado concurso público para Técnicos e Analistas.
A realização desse concurso depende de autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e a criação das vagas deve passar por aprovação da lei de diretrizes orçamentárias anual.
Em 2013 o BACEN disponibilizou 500 vagas para Técnicos e Analistas em áreas como as de Suporte Técnico-administrativo e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, dentre outras, com salários de R$ 5.158,23 a R$ 14.289,24.
Na época o edital foi organizado pelo Cespe/ UnB e cobrava dos candidatos formação em níveis médio e superior, assim como disponibilidade para jornadas de 40h por semana.
Se você quer adiantar os estudos, consulte o edital anterior em nosso site e conheça o conteúdo programático utilizado nas provas, assim como a lista da ANPAC com concursos previstos está disponível para consulta.