O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins (CBM - TO) torna públicas as inscrições do novo Processo Seletivo Simplificado de voluntários para o ingresso no Curso de Formação de Brigadistas Florestais (CFBF) e para atuação em prevenção e combate aos incêndios florestais.
Conforme descrito no edital, serão disponibilizadas 60 vagas para frequência no curso e para a prestação voluntária do serviço de brigadista, distribuídas entre os municípios de Palmas (10); Araguaína (8); Gurupi (6); Paraíso do Tocantins (4); Porto Nacional (8); Colinas do Tocantins (8); Araguatins (8) e Dianópolis (8).
Este curso terá carga horária de 40 horas-aulas, de forma presencial e constará com aulas teóricas e práticas, no período previsto de 5 a 9 de junho de 2023, com possibilidade de ocorrer no horário diurno e noturno, inclusive aos sábados, domingos e feriados.
Os brigadistas serão beneficiados com auxílio mensal destinado ao custeio das despesas necessárias à execução dos serviços prestados, correspondente a R$ 180,00 por cada turno de até 12 horas.
Dentre os requisitos para matrícula no curso, constam: possuir idade entre 18 e 50 anos, até a data de matrícula no curso; possuir boa condição de saúde, comprovada por atestado médico; ser aprovado na seleção para o CFBF e estar em dia com as obrigações eleitorais.
As inscrições, que tiveram início nesta terça-feira (9), podem ser efetuadas até às 18h do dia 25 de maio de 2023, observado o horário oficial de Brasília, Distrito Federal, exclusivamente pela internet, mediante preenchimento de formulário de inscrição.
É válido destacar que para avaliar os participantes inscritos será realizado o Teste de Aptidão Física (TAF), de caráter classificatório e eliminatório, previsto para ocorrer no dia 30 de maio de 2023, com prazo máximo para conclusão de 30 minutos, no qual serão avaliados a resistência muscular e aeróbica, e a capacidade cardiorrespiratória dos candidatos.