Com8ºDN da Marinha do Brasil realiza novo Processo Seletivo

Seleção é destinada ao preenchimento de 18 vagas ofertadas aos profissionais de nível superior; confira
Terça-feira, 19 de janeiro de 2021 às 15h18
Com8ºDN da Marinha do Brasil realiza novo Processo Seletivo

O Comando do 8º Distrito Naval (Com8ºDN) anuncia a realização de um novo Processo Seletivo, que tem por objetivo a convocação de profissionais, destinados à prestação do SMV temporário como Oficial de 2ª Classe da Reserva da Marinha (RM2), fim de suplementar o efetivo de militares na área de jurisdição, nos Estados de São Paulo e Paraná.

Há vagas distribuídas entre os estados de São Paulo e Paraná, nas seguintes habilitações profissionais e municípios, conforme as respectivas áreas:

Saúde / Odontologia: Prótese - São Paulo - SP (1); Endodontia - São Paulo - SP (2); Ortodontia - São Paulo - SP (1); Endodontia - Presidente Epitácio - SP (1);

  • Técnica: Administração - São Paulo - SP (3); Ciências Contábeis - Paranaguá - PR (1); Ciências Contábeis - São Paulo - SP (1); Ciências Náuticas - São Paulo - SP (1); Ciências Náuticas Guaíra - PR (1); Ciências Náuticas Presidente Epitácio - SP (1); Ciências Náuticas Paranaguá - PR (1); Ciências Náuticas - Barra Bonita - SP (1);
  • Técnica/ Magistério: Pedagogia - Foz do Iguaçu -PR (1); Pedagogia - Iperó - SP (1); Física - Iperó - SP (1);
  • Engenharia: Engenharia Ambiental - São Paulo - SP (1); Engenharia Civil - São Paulo - SP (5); Engenharia de Material - São Paulo - SP (2); Engenharia de Material - IPERÓ - SP (2); Engenharia de Produção - São Paulo -SP (3); Engenharia de Sistemas de Computação - São Paulo -SP (2); Engenharia de Telecomunicações - São Paulo -SP (2); Engenharia Elétrica - São Paulo -SP (7); Engenharia Eletrônica - São Paulo -SP (4); Engenharia Mecânica - São Paulo -SP (13); Engenharia Mecatrônica - São Paulo -SP (1); e Engenharia Naval - São Paulo -SP (4).

Para concorrer as vagas ofertadas, é necessário que o candidato possua idade entre 18 a 40 anos, bem como escolaridade em nível tecnólogo ou superior nos cursos de graduação na respectiva área da vaga pleiteada, além de estar registrado e regular no órgão fiscalizador da profissão a que concorre, até a data da incorporação.

Nos primeiros 45 dias, o voluntário para a área de Inspetor Naval (IN) realizará curso, na modalidade à distância. Os voluntários às áreas de Saúde cumprirão Estágio de Adaptação e Serviço (EAS), e os voluntários às áreas de Engenharia, Técnica e Técnica-Magistério cumprirão Estágio de Serviço Técnico (EST). Esses estágios serão divididos em duas fases, no qual a primeira, destinada à Instrução Militar-Naval e ao Estágio de Qualificação de Prática Militar-Naval (E-QPM), com duração de 11 semanas, será realizada obrigatoriamente em Órgão de Formação da Reserva (OFR) ou Centro de Instrução. Entretanto, a segunda fase consistirá na aplicação de conhecimentos técnico-profissionais e daqueles adquiridos na 1ª fase do estágio, será realizada na OM para a qual o incorporado será designado a servir.

Procedimentos para participação

Os interessados podem se inscrever partir das 8h de 20 de janeiro de 2021 até o dia 31 deste mesmo mês e ano, de forma eletrônica, por meio do site do Com8ºDN, conforme o horário oficial de Brasília, Distrito Federal. O pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 130,00, pode ser efetuado até 1º de fevereiro de 2021.

Como forma de seleção, os candidatos serão avaliados mediante aplicação das seguintes etapas, de acordo com os critérios especificados no edital: prova objetiva; verificação de dados biográficos e verificação documental; inspeção de saúde; teste de aptidão física de ingresso (TAF-i); prova de títulos; designação à incorporação; e incorporação.

A prova objetiva terá duração máxima de três horas, aplicada na data prevista de 28 de março de 2021, local e horário a serem divulgados posteriormente e consistirá em 50 questões que envolvem as matérias de língua portuguesa e formação militar-naval.

Conforme é especificado no edital, não serão incorporadas as voluntárias que estiverem grávidas, em face dos riscos decorrentes das atividades militares desenvolvidas na 1ª fase do EAS ou EST.

Vigência

Os voluntários aprovados e classificados dentro do numero de vagas, serão convocados para cumprir o período inicial do SMV, que terá duração total de 12 meses. Entretanto, de acordo com o documento de seleção, o vinculo com o órgão para prestação de serviço militar terá duração máxima de até 96 meses.

Jornalista: Bruna Evelyn Pereira
Compartilhe: