O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) publicou nesta quarta-feira, 26 de dezembro, o edital que regulamenta o concurso público destinado ao preenchimento de 30 vagas e à formação de cadastro reserva para o Curso de Formação de Oficiais (CFO-BM).
De acordo com o edital disponível no site da Fumarc, a organizadora responsável, do total de vagas são 27 para homens e três para mulheres.
Para concorrer o candidato deverá atender alguns requisitos como: ser brasileiro nato; possuir idoneidade moral; estar quite com as obrigações eleitorais e militares; ter no mínimo 18 anos e no máximo 30 anos de idade; ter, no mínimo, o ensino médio completo; ter altura mínima de 1,60m; e ter aptidão física.
O ingresso do candidato aprovado e convocado será realizado na graduação de praça especial, como cadete do primeiro ano do CFO, com vencimento inicial de R$ 3.541,00.
INSCRIÇÕES
Para participar do concurso, o candidato deverá preencher a ficha de inscrição disponível no endereço eletrônico www.fumarc.com.br, entre às 9h do dia 20 de fevereiro de 2013 até às 23h59 do dia 27 de março de 2013. A taxa de inscrição será de R$ 110,00.
PROVAS
O processo seletivo será realizado em três etapas sendo a primeira composta por prova objetiva com questões sobre Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Matemática, Geografia, História, Direitos Humanos, Química, Biologia, Física e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) e prova de redação. Não será exigido o novo acordo ortográfico. Estas avaliações deverão ser aplicadas nas cidades de Belo Horizonte, Montes Claros, Juiz de Fora, Uberaba, Varginha, Uberlândia, Divinópolis e Governador Valadares. A segunda etapa será constituída de exames de saúde preliminares e complementares e exame psicológico e a terceira etapa será o teste de avaliação física.
CURSO
De acordo com informações do edital, o curso tem como objetivo proporcionar a formação dos oficiais para a Instituição e visa suprir as vagas existentes. Ele funcionará na Academia de Bombeiros Militar (ABM), tendo a duração de três anos, em regime escolar diuturno, com o militar estando sujeito a atividades escolares extraclasse após às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados.
O cadete fará jus, durante o período de curso, à remuneração, abono fardamento, assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica. No primeiro ano do CFO, o cadete poderá ficar alojado, com a finalidade de familiarizar-se ao regime de caserna e às atividades militares.