No estado de Santa Catarina, o Corpo de Bombeiros Militar, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública, divulgou um novo edital de Processo Seletivo para a admissão de 200 voluntários de nível médio ao serviço de agente temporário de serviço administrativo.
Conforme o documento oficial, os agentes desenvolverão funções de execução no atendimento dos telefones de emergência 193 nas Centrais de Emergência (Cobom), conforme normas, protocolos e diretrizes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Confira abaixo quais são as cidades em que as vagas são ofertadas:
- Araranguá (2); Balneário Camboriú (11); Barra Velha (1); Blumenau (8); Canoinhas (7); Chapecó (7); Criciúma (9); Curitibanos (7); Dionísio Cerqueira (1); Florianópolis (53); Herval D"Oeste (1); Itajaí (16); Joaçaba (8); Lages (7); Maravilha (1); Rio do Sul (9); São Bento do Sul (7); São Lourenço do Oeste (2); São Miguel do Oeste (19); Tubarão (9); Xanxerê (9); Xaxim (2).
Vale ressaltar que dentro do total de oportunidades ofertadas, há vagas para pessoas que atendam aos requisitos específicos do edital.
Para concorrer a uma das oportunidades ofertadas, os interessados devem ser brasileiros, bem como confirmar ter no mínimo 18 anos de idade e máximo de 22 anos até o último dia de inscrição, ter boa saúde comprovada em inspeção específica, ter concluído o ensino médio e participado de pelo menos uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizadas de 2016 a 2020, estar em dia com as obrigações eleitorais, dentre outros requisitos que constam no edital.
Ao ser aprovado e contratado, o profissional deverá frequentar o curso específico de formação, com duração de quatro semanas, que o habilitará ao desempenho das funções. Aos profissionais efetivados, o auxílio mensal de natureza indenizatória será no valor bruto de R$ 1.017,00 no primeiro ano de contrato. Caso haja renovação de contrato por interesse de ambas as partes, o valor do auxílio indenizatório no segundo ano será de R$ 1.356,00.
Inscrições e seleção
As inscrições, que tiveram início no dia 24 de maio de 2021, podem ser feitas até às 12h (horário de Brasília) do dia 7 de junho deste mesmo ano, exclusivamente via internet.
Os inscritos serão avaliados por meio de cinco etapas, sendo a primeira composta de inscrição, seguida da classificação por meio da nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de caráter classificatório e eliminatório, bem como de investigação social, de caráter eliminatório, além de inspeção de saúde (médico e odontológico) de caráter eliminatório, e por fim, conferência de documentos necessários para admissão no serviço temporário, de caráter apenas eliminatório.
Vale ressaltar que o serviço voluntário será prestado pelo período de um ano, podendo ser prorrogado por igual período, desde que haja manifestação expressa do agente temporário e interesse do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
Já este Processo Seletivo terá validade de dois anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério do Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
Informações complementares podem ser obtidas por meio do edital completo que consta em nosso site.