O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBM - MS) publicou retificação ao edital nº. 001/2013 do concurso público de Ingresso no Curso de Formação de Oficiais BM/2013 e posterior investidura em cargo da Carreira de Bombeiro Militar.
Esta publicação alterou os itens 14.3.2.2, 14.3.7, 14.4.
São oferecidas 20 vagas, sendo 16 para homens e quatro para mulheres, e a organização geral do certame será de responsabilidade da Secretaria de Estado de Administração, em conjunto com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública.
Os candidatos interessados em participar da seleção, devem atender alguns requisitos como: ser brasileiro nato ou naturalizado; para candidatos militares estaduais, idade entre 18 e 34 anos, 11 meses e 29 dias, para candidatos civis, idade entre 18 e 24 anos, 11 meses e 29 dias; ter, altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres; ter o ensino médio completo; estar quite com as obrigações militares (no caso de candidato do sexo masculino); e estar quite com as obrigações eleitorais.
Ao ser matriculado no Curso de Formação de Oficiais, o Aluno Oficial BM receberá, mensalmente, Ajuda de Curso no valor de R$ 3.303,33. Além desse valor, o aluno devidamente matriculado fará jus a uniforme, roupa branca e roupa de cama.
O valor recebido pelos Alunos Oficiais BM, a título de remuneração, destina-se, ainda, a cobrir eventuais despesas de curso, alojamento e alimentação que sejam cobradas pelas Instituições Militares Estaduais que oferecerem vagas ao CBM-MS em suas Academias de Formação de Oficiais.
A inscrições poderão ser efetuadas até o dia 10 de setembro de 2013, pelo site www.concurso.ms.gov.br. A taxa de participação é de R$ 88,85.
Os candidatos serão submetidos à prova escrita objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, exame de aptidão mental (exame psicotécnico), exame de saúde, antropométrico e clínico, exame de capacitação física e investigação social, de caráter eliminatório.
A prova objetiva será composta por questões sobre Língua Portuguesa, Matemática, Noções de Informática e Atualidade Brasileira e será aplicada no dia 13 de outubro de 2013.
Este concurso terá a validade de dois anos, a contar da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, por conveniência da Administração Estadual.