No estado do Pará, a Defensoria Pública da União de Belém (DPU - PA) torna pública a abertura das inscrições de um novo Processo Seletivo destinado a formação de cadastro reserva para estagiários.
De acordo com o edital de abertura, esta Seleção busca formar cadastro reserva para estudantes do curso de direito. Para participar, é necessário que os candidatos estejam matriculados a partir do 5º semestre do curso de direito, em instituições de ensino superior, oficialmente reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).
Aos estagiários selecionados, a bolsa-auxílio a ser recebida corresponde ao valor de R$ 800,00, acrescido de auxílio-transporte de R$ 8,00 por dia efetivamente estagiado, referente a carga horária de 20 horas semanais para o exercício de suas funções, distribuídas em quatro horas diárias.
Procedimentos para participar
As inscrições tiveram início no dia 18 de novembro de 2021 e serão recebidas até o dia 24 deste mesmo mês e ano, exclusivamente via internet, mediante o envio do formulário eletrônico para o seguinte endereço de e-mail: estagiarios.blm@dpu.def.br.
Como forma de seleção, os candidatos inscritos serão avaliados em duas etapas, compostas por análise de currículo e redação, de até mil palavras, que deve obrigatoriamente, responder ao questionamento: "Discorra sobre os programas de transferência de renda no Brasil, traçando comparações entre o Programa Bolsa Família, o Auxílio Emergencial e o Auxílio Brasil, bem como sua relação com o sistema de previdência social e a atuação institucional da Defensoria Pública da União".
Este Processo Seletivo terá validade de seis meses, podendo ser prorrogado por ato do Defensor Público-Chefe.