A Escola Preparatória de Cadetes do Exército - EsPCEx anuncia retificação de Concurso Público em que altera o período para solicitação do pedido de isenção de pagamento da taxa de inscrição, que passa a ser até o dia 10 de maio de 2017, devido a greve dos Correios em diversas localidades.
O certame é voltado ao provimento de 440 vagas, divididas entre os sexos masculino (400) e feminino (40), destinados ao curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico.
As inscrições serão feitas por meio da internet, no site da EsPCEx, até o dia 20 de junho de 2017. No endereço eletrônico deverá ser preenchida a Ficha de Inscrição e também a emissão do boleto bancário com o valor da taxa de R$ 90,00; podendo participar pessoas que tenham Ensino Médio completo, com idade entre 17 a 22 anos e altura mínima de 1,60m para os homens e 1,55m para mulheres.
O curso, de nível superior, será realizado dentro do prazo de cinco anos em regime de internato, sendo um ano cumprido nas instalações da EsPCEx, em Campinas - SP, onde o militar em formação receberá o título de aluno; e os quatro anos seguintes, na Academia Militar das Agulhas Negras - AMAN, na cidade de Resende - RJ, com o título de cadete.
Durante a realização do curso na AMAN, os cadetes masculinos poderão optar entre os cursos de Infantaria; Cavalaria; Artilharia; Engenharia; Comunicações; ou Intendência e Material Bélico; já a cadete do sexo feminino, poderá escolher entre Intendência ou de Material Bélico.
A seleção dos candidatos será feita por meio de duas fases compostas por Exame Intelectual (EI), de caráter eliminatório e classificatório, com aplicação de provas escritas em dois dias consecutivos, abordando as disciplinas descritas no edital; e realização da Inspeção de Saúde (IS), realizada por uma Junta de Inspeção de Saúde Especial e de Recurso e do Exame de Aptidão Física (EAF), em que será avaliada por aplicação de tarefas a serem realizadas pelo candidato.