A Defensoria Pública da União no Rio Grande do Sul (DPU/RS) está com inscrições abertas para o 18º Exame de Admissão ao Estágio Forense, cujo objetivo é o preenchimento de 40 vagas e a formação de cadastro reserva na unidade de Porto Alegre. O estágio destina-se a estudantes matriculados no curso de Direito e que estejam, no ato da inscrição, matriculados no período letivo mínimo exigido pelo respectivo estabelecimento de ensino. O tempo de estágio na DPU/RS é considerado como serviço público relevante e prática forense.
O processo seletivo fica aberto até 30 de novembro de 2012 e as inscrições podem ser feitas por meio de um formulário eletrônico no site da Defensoria (www.dpu.gov.br), na seção Estágio, onde pode ser encontrado também o edital na íntegra.
A seleção consiste na análise do histórico escolar dos candidatos e de uma prova discursiva trazida pelo candidato com conteúdo predominantemente jurídico, realizada em sua instituição de ensino. É feita também uma entrevista, com caráter eliminatório.
Benefícios - O estágio, com duração mínima de seis meses e máxima de dois anos, oferece bolsa mensal de R$ 520,00 para a jornada de 30 horas semanais e R$ 364,00 para 20 horas. Ainda, o estudante tem direito a auxílio-transporte, recesso remunerado (férias) e seguro contra acidentes pessoais.
Mais informações podem ser obtidas com o departamento de Recursos Humanos pelo email rh.rs@dpu.gov.br e pelos telefones (51) 3216-6916 e (51) 3216-6920. Caso prefira, o candidato pode ir diretamente à sede da Defensoria, na Rua Comendador Manoel Pereira, nº. 24, no Centro de Porto Alegre, das 9h às 12h e das 14h às 17h.