INMETRO informa nova retificação para Concurso Público com 860 vagas de nível superior

Novo documento altera eventos do cronograma e outros subitens do edital; confira mais detalhes
Segunda-feira, 2 de setembro de 2024 às 16h33
INMETRO informa nova retificação para Concurso Público com 860 vagas de nível superior

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) anunciou uma nova retificação para o Concurso Público com o objetivo de contratar profissionais com nível superior.

Segundo o documento (retificação V), a aplicação das provas objetivas para o cargo de Analista Executivo em Metrologia e Qualidade, exclusivamente para os candidatos presentes e que optaram pela língua espanhola, foi remarcada para o dia 15 de setembro de 2024.

De acordo com o edital existem 100 oportunidades imediatas para o cargo de Pesquisador - Tecnologista em Metrologia e Qualidade (60) e Analista Executivo em Metrologia e Qualidade (40), além de 760 para cadastro reserva.

As vagas para Analista Executivo em Metrologia e Qualidade estão distribuídas nas áreas de Governança Pública, Gestão e Suporte (29), Governança Pública, Gestão e Suporte em Ouvidoria (2), Governança Pública, Gestão e Suporte em Educação (1), Governança Pública, Gestão e Suporte em Legislação (3), Governança Pública, Gestão e Suporte em Logística e Infraestrutura (2), Governança Pública, Gestão e Suporte em Segurança do Trabalho (1), Governança Pública, Gestão e Suporte em Tecnologia da Informação (1) e Governança Pública, Gestão e Suporte em Comunicação Institucional (1).

Já no caso do Pesquisador - Tecnologista em Metrologia e Qualidade as áreas são: Relações Internacionais (1), Avaliação da Conformidade (10), Acreditação (10), Metrologia de Tecnologia da Informação e Telecomunicações aplicada à Metrologia Legal (2), Metrologia elétrica e Metrologia da Tecnologia da Informação e Telecomunicações aplicada à Metrologia Científica e Industrial (2), Metrologia Química no âmbito da Metrologia Científica e Industrial (1), Metrologia Aplicada às Ciências da Vida (1), Metrologia de Materiais no âmbito da Metrologia Científica e Industrial (1), Metrologia Científica e Industrial - Geral (laboratórios) (5), Controle Metrológico Legal de Mercadorias Pré embaladas (1), Vigilância de Mercado (3), Metrologia Legal Aplicada - Geral (laboratório) (4), Supervisão de Atividades Delegadas (5), Fiscalização em Metrologia Legal e Avaliação da Conformidade de Rio Grande do Sul (8), Fiscalização em Metrologia Legal e Avaliação da Conformidade de Goiás (6).

Ao serem contratados os servidores vão fazer jus à remuneração inicial de R$ 8.700,31.

Vale ressaltar que, no quantitativo de vagas acima mencionadas, encontram-se as reservadas para candidatos que se enquadrem nos itens especificados no edital.

Anteriormente, as inscrições puderam ser realizadas até as 23h59 do dia 5 de fevereiro de 2024, somente via internet, por meio do site do Idecan. Nesta fase é preciso efetuar o pagamento da taxa no valor de R$ 125,00.

No ato da inscrição, o candidato deveria indicar a cidade na qual irá realizar as provas objetivas e discursivas (Goiânia - GO, Porto Alegre - RS, Brasília - DF, Fortaleza - CE, Salvador - BA e Rio de Janeiro - RJ).

Ainda no momento de inscrição, o candidato deveria fazer a opção de Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) para submeter-se à avaliação na prova objetiva.

Como forma de classificar os inscritos, serão realizados exame de habilidades e conhecimentos, mediante aplicação de provas objetivas de múltipla escolha; prova discursiva; prova de títulos e experiência profissional; avaliação biopsicossocial e procedimento de heteroidentificação.

As provas objetivas serão realizadas nas cidades de Goiânia - GO, Porto Alegre - RS, Brasília - DF, Fortaleza - CE, Salvador - BA e Rio de Janeiro - RJ. As provas foram aplicadas no dia 1º de setembro de 2024, exceto para o cargo mencionado conforme retificação divulgada.

Questões de língua portuguesa, raciocínio lógico, língua estrangeira, conhecimento sobre o Inmetro e conhecimentos específicos concernentes ao cargo a que está concorrendo serão cobradas na prova objetiva.

O prazo de validade deste Concurso Público será de dois anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual prazo, a critério do INMETRO.

Em nosso site você tem acesso ao edital completo e pode obter mais informações.

Jornalista: Nathalia Dias
Compartilhe: