A Marinha do Brasil por meio do Comando do 8º Distrito Naval (Com8ºDN), abriu um Processo Seletivo destinado à convocação de profissionais de ambos os sexos, com escolaridade nível superior para a prestação do Serviço Militar Voluntário (SMV) temporário como o Oficiais de 2ª Classe da Reserva da Marinha (RM2) nos estados de São Paulo e Paraná.
Existem 76 vagas e estão distribuídas por especialidades, confira abaixo:
- Área Saúde: Odontologia (3 vagas); Odontologia - Ortodontia (1 vaga); Odontologia - Prótese Dentária (1 vaga);
- Área Apoio à Saúde: Enfermagem (2 vagas); Fisioterapia (1 vaga);
- Área Técnica: Administração (8 vagas); Ciências Contábeis (3 vagas); Comunicação Social (1 vaga); Direito (3 vagas); Informática (2 vagas); Psicologia (2 vagas); Serviço Social (1 vaga); Segurança do Tráfego Aquaviário - Inspetor (4 vagas); Segurança do Tráfego Aquaviário - Vistoriador (3 vagas);
- Área Técnica/Magistério: Pedagogia (1 vaga); Português (1 vaga); Matemática (1 vaga); Inglês - Letras (1 vaga);
- Área Engenharia: Arquitetura e Urbanismo (1 vaga); Engenharia Civil (2 vagas); Engenharia de Produção (4 vagas); Engenharia de Sistemas da Computação (3 vagas); Engenharia Elétrica (6 vagas); Engenharia Eletrônica (3 vagas); Engenharia Mecânica (5 vagas); Engenharia Mecatrônica (1 vaga); Engenharia Naval (6 vagas); Engenharia Química (6 vagas).
Requisitos
Para participar, o candidato deve: ser voluntário; ser brasileiro nato; ter mais de 18 anos e menos de 41 anos de idade até a data da incorporação; possuir bons antecedentes de conduta; ter concluído ou estar em fase de conclusão do ensino superior; estar em dia com suas obrigações eleitorais; estar em dia com suas obrigações militares; dentre outras condições.
Inscrições
As inscrições serão realizadas via internet até o dia 6 de janeiro de 2025, horário de Brasília/DF, por meio da página do Com8ºDN com taxa no valor de R$ 140,00.
O voluntário interessado em solicitar a isenção, deverá solicitar até às 15h do dia 18 de dezembro de 2024.
Seleção
A seleção conta com prova objetiva; prova de títulos; verificação de dados biográficos e verificação documental; inspeção de saúde; e teste de aptidão física de ingresso.
A prova objetiva está prevista para o dia 23 de fevereiro de 2025 e engloba questões de língua portuguesa. As demais etapas devem ocorrer a partir do dia 5 de maio de 2025.
Vigência
Poderão ser concedidas prorrogações de tempo de serviço, de um ano, por períodos iguais e sucessivos, a critério do Com4ºDN, desde que o tempo total de serviço prestado não ultrapasse o tempo máximo de 96 meses.
Para mais informações, acesse o edital completo disponível em nosso site.