O Ministério das Relações Exteriores (MRE) divulga nova retificação no Concurso Público de Admissão à Carreira de Diplomata, que tem o objetivo de prover 26 vagas na classe inicial de Terceiro Secretário.
Novas datas de aplicação das provas da terceira fase foram anunciadas, no qual serão realizadas nas capitais onde houver candidatos aprovados na primeira fase, saiba as datas de aplicação de acordo com tema, bem como mais informações acessando os editais disponíveis em nosso site.
Este certame será realizado pelo Instituto Rio Branco IRBr, com a colaboração do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).
A Remuneração inicial no Brasil é de R$ 18.059,83. Dentro do total das oportunidades mencionadas no edital, há vagas reservadas para pessoas que se enquadram nos itens especificados no edital.
Conforme o edital disponível em nosso site para consulta, um dos perfis que o candidato deve ter como representante da sociedade e do Estado brasileiro no campo internacional, é a capacidade e disposição em resolver conflitos e enfrentar situações adversas e inesperadas, na defesa dos interesses do Brasil e de seus cidadãos no exterior.
Também será necessário apresentar diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação de nível superior, no caso de a graduação ter sido realizada em instituição estrangeira, caberá exclusivamente ao candidato a responsabilidade de apresentar, até a data da posse, a revalidação do diploma exigida pelo MEC, nos termos do art. 48 da Lei nº 9.394/1996.
As inscrições foram recebidas pelo site www.cespe.unb.br até às 18h de 16 de julho de 2018, mediante pagamento da (GRU) no valor de R$ 230,00. Para efetuar a inscrição, o candidato informou o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e enviou, via upload, fotografia individual, tirada nos últimos seis meses anteriores à data de publicação deste edital.
O candidato que não enviar a fotografia obedecendo às especificações constantes do edital, de tal forma que impeça ou dificulte a sua identificação durante a realização das provas, poderá, a critério do Cebraspe, ser submetido a identificação especial no dia de realização das provas.
Para classificar os candidatos, o Concurso é realizado em três fases constituídas de Prova Objetiva que será realizada nas capitais dos 26 Estados da Federação e no Distrito Federal no dia 26 de agosto de 2018, com os temas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, História do Brasil, História Mundial, Política Internacional, Geografia, Noções de Economia e Noções de Direito e Direito Internacional Público, de caráter eliminatório, que habilitará os candidatos a se submeterem às fases seguintes.
A segunda etapa será de prova escrita de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa, já a terceira também será de prova escrita de História do Brasil, Geografia, Política Internacional, Noções de Economia, Noções de Direito e Direito Internacional Público, Língua Espanhola e Língua Francesa, ambas de caráter eliminatório e classificatório.
Vale ressaltar que a Segunda e Terceira fase serão realizadas nas capitais onde houver candidatos aprovados na primeira fase. O prazo de validade deste Concurso Público será de 90 dias, a contar da data de publicação do resultado final, com possibilidade de prorrogação por igual período.