O Comando do 9º Distrito Naval (Com9ºDN), tornou pública a abertura de inscrições para seu novo Processo Seletivo para convocação de profissionais de nível fundamental e médio, de ambos os sexos, para a prestação do serviço militar voluntário temporário como Praças de 2ª Classe da Reserva da Marinha (RM2), a fim de atuar nas cidades de Manaus e Tabatinga no estado do Amazonas, e Porto Velho em Rondônia.
As 29 vagas estão organizadas de acordo com as áreas:
- Área de Saúde: Enfermagem (1); Nutrição e Dietética (1);
- Área Industrial: Eletrotécnica (1); Metalurgia (7); Motores (8);
- Marinheiro Especializado: Marcenaria (2);
- Área Administrativa: Arrumador (1); Motorista de Viaturas Administrativas (2);
- Área Apoio: Administração (6).
Para participar, o candidato deve: ser voluntário; ser brasileiro nato ou naturalizado; ter mais de 18 anos e menos de 41 anos de idade, na data da incorporação; possuir bons antecedentes de conduta; ter concluído ou estar em fase conclusão do ensino fundamental e do Curso de Formação Continuada de Trabalhadores; ter concluído ou estar em fase de conclusão do ensino médio e do curso de nível técnico relativo à profissão a que concorre; estar em dia com suas obrigações eleitorais; estar em dia com suas obrigações militares; não ser portador de Certificado de Isenção do Serviço Militar devido às suas condições morais, físicas ou mentais; ter, no máximo, seis anos de tempo de Serviço Militar prestado, até a data de sua incorporação; não estar na condição de réu em ação penal; não acumular qualquer cargo, emprego ou função pública; entre outros.
Inscrições:
As inscrições serão realizadas, exclusivamente, via internet, no período das 8h do dia 18 de dezembro de 2021 às 23h59 do dia 9 de janeiro de 2022, conforme o horário de Brasília/DF. A inscrição será confirmada mediante ao pagamento da taxa no valor de R$ 65,00.
Seleção:
A seleção conta com sete etapas, divididas em: prova objetiva, verificação de dados biográficos e verificação documental, inspeção de saúde, teste de aptidão física, prova de títulos, designação à incorporação, e incorporação.
A prova objetiva está prevista para o dia 27 de março de 2022 e terá duração de três horas e valerá 100 pontos, contando com 50 questões de múltipla escolha cada uma com cinco opções de resposta, das quais apenas um será correta e que englobam os saberes de língua portuguesa e conhecimento específicos da carreira militar naval.
A verificação de dados biográficos, pretende verificar se o voluntário preenche os requisitos de bons antecedentes de conduta para ingresso na Marinha do Brasil, por meio de consultas às Secretarias de Segurança Pública Estaduais, às Superintendências Regionais do Departamento de Polícia Federal, dentre outros órgãos. Já na verificação documental, os voluntários deverão entregar nos locais indicados pelo Com9ºDN, mediante apresentação de documento oficial de identidade com fotografia, a ficha preenchida, datada e assinada pelo voluntário, acompanhada das fotocópias devidamente encadernadas, numeradas e rubricadas pelo voluntário dos documentos exigidos no edital.
Os convocados para a prova de inspeção de saúde, deverão comparecer ao local indicado pelo Com1ºDN para a IS, na data prevista de 4 a 8 julho de 2022, com a antecedência necessária, observando repouso auditivo de 14 horas, portando o comprovante de inscrição e um documento oficial de identificação, original, com fotografia e dentro da validade, caneta esferográfica azul ou preta, prancheta, a ficha de Anamnese Dirigida preenchida. Os homens deverão portar calção de banho e as mulheres biquíni, não necessitando estar em jejum. Os exames realizados serão: exames clínicos e complementares; audiometria; oftalmologia geral; biometria; e exame odontológico geral.
O teste de aptidão física, tem como propósito aferir se a aptidão física do voluntário preenche os padrões físicos exigidos por meio de provas de natação e corrida. O teste de aptidão física está previsto para o período de 20 a 24 de junho de 2022.
Já a pontuação dos títulos será conforme os certificados do candidato e seu tempo de experiência na função, valendo até 100 pontos.
Vigência:
O prazo de validade de prestar o serviço militar voluntário é por um período mínimo de 12 meses. Após os primeiros 12 meses, caso haja interesse da Administração Naval e do próprio Oficial Temporário, poderão ser concedidas prorrogações do tempo de serviço por mais um ano e, assim, sucessivamente, até o limite máximo de 96 meses.
Informações complementares podem ser obtidas por meio do edital completo que consta em nosso site.