A Polícia Militar do estado de São Paulo (PM - SP) retificou o edital do Concurso Público para o provimento de 2.700 vagas para o cargo de Soldado PM de 2ª Classe do Quadro de Praças de Polícia Militar (QPPM), destinados a candidatos do sexo masculino e feminino.
Em virtude dos eventos climáticos de chuvas intensas que resultaram na decretação de estado de calamidade pública no território do Estado do Rio Grande do Sul, e das dificuldades logísticas e operacionais que impedem a efetivação do planejamento para execução da etapa dos Exames de Conhecimentos (Parte I e II) na cidade de Porto Alegre/RS, referente ao certame, a data da prova para aplicação do exame teórico fica prevista para o dia 21 de julho de 2024, no período da tarde.
Os candidatos que se inscreveram e optaram pela cidade de Porto Alegre/RS, como local de aplicação dos exames de conhecimentos (parte I e II), serão remanejados automaticamente para cidade de Criciúma/ SC, sendo este o novo polo para aplicação do exame teórico.
Caso, os candidatos, queiram alterar a designação do novo local de aplicação (Criciúma/SC) dos Exames de Conhecimentos (Parte I e II) para alguma outra cidade de aplicação já prevista em edital, deverão realizar a alteração no site da Fundação Getúlio Vargas - FGV, no período de 22 a 31 de maio de 2024.
Aqueles que não manifestarem a intenção de troca do local de aplicação, no link indicado e no período acima informado, permanecerão alocados em Criciúma/ SC, onde deverão realizar o exame teórico, conforme a nova data de aplicação divulgada.
Em nosso site você tem acesso ao comunicado oficial e pode obter mais informações.
Para se candidatar no edital era necessário atender alguns requisitos como: ser brasileiro; ter entre 17 e 30 anos de idade; ter estatura mínima, descalço e descoberto, de 155 cm, se mulher, e 160 cm, se homem; dentre outras exigências detalhadas no documento.
O candidato podia apresentar tatuagens, contanto que não divulgue símbolos ou inscrições ofendendo valores e deveres éticos, faça alusão a ideologia terrorista ou extremista, não descrimine raça, credo, sexo e origem, e não seja ofensiva aos direitos humanos.
Para concorrer era necessário ter concluído o ensino médio ou equivalente. A remuneração inicial no valor de R$ 4.852,21.
Os interessados em participar puderam se inscrever das 10h do dia 1º de abril até às 23h59 do dia 8 de maio de 2024, horário de Brasília, por meio do endereço eletrônico, mediante pagamento de taxa de R$ 85,00.
A seleção dos candidatos será mediante prova objetiva; prova dissertativa; exame de aptidão física; exame de saúde; exame psicológico, avaliação de conduta social; e análise de documentos.
O conteúdo da prova objetiva será sobre língua portuguesa; matemática; conhecimentos gerais; noções de informática; e administração pública.
Os Exames de Aptidão Física, de caráter eliminatório, serão compostos, além da aferição de altura, por testes de flexão e extensão de cotovelos, por meio do teste dinâmico de barra para homens e isometria na barra fixa para mulheres; resistência abdominal, em decúbito dorsal (tipo remador); corrida de 50 metros; e corrida de 12 minutos.
No ato da inscrição será possível escolher um dos 51 municípios para a realização da dos exames de conhecimento, sendo eles:
- Estado de São Paulo: Andradina; Araçatuba; Araraquara; Avaré; Bauru; Bragança Paulista; Campinas; Caraguatatuba; Catanduva; Cotia; Dracena; Franca; Franco da Rocha; Guarulhos; Itapetininga; Jundiaí; Marília; Mogi das Cruzes; Mongaguá; Osasco; Ourinhos; Piracicaba; Pirassununga; Praia Grande; Presidente Prudente; Presidente Venceslau; Registro; Ribeirão Preto; Rio Claro; São Paulo; Santos; São Bernardo do Campo; São José do Rio Preto; São José dos Campos; Sorocaba; Taubaté; Votuporanga.
- Outros Estados da Federação: Belo Horizonte - MG; Brasília - DF; Campo Grande - MS; Cuiabá - MT; Curitiba - PR; Florianópolis - SC; Fortaleza - CE; Goiânia- GO; Manaus - AM; Porto Alegre - RS; Recife - PE; Rio de Janeiro - RJ; Salvador- BA; Vitória - ES.
O concurso público terá validade de três meses, a contar da data da homologação e poderá, a critério da Administração, ser prorrogado por igual período.