A Polícia Civil do Estado de São Paulo divulga nota de retificação de Concurso Público que tem como objetivo a admissão de Delegado de Polícia. Serão preenchidas 250 vagas. É importante enfatizar que algumas destas vagas são destinadas aos candidatos que se enquadram nos critérios estabelecidos no edital.
No documento divulgado (reabertura), comunica a reabertura das inscrições. Iniciadas no dia 1º de maio de 2022, os interessados poderão se inscrever até às 23h59 do dia 16 de maio de 2022, exclusivamente via internet por meio do site da Fundação Vunesp. Além disso, o documento estabelece ainda mudanças em subitens do edital, como requisitos.
Para concorrer a uma das oportunidades, os candidatos devem estar com as obrigações eleitorais e militares em dia, ter plena capacidade física e mental para o exercício do cargo, comprovar a escolaridade exigida para a função desejada de nível superior em direito, CNH na categoria ""B"", idade mínima de 18 anos, dentre outros requisitos que constam no edital.
Aos profissionais admitidos, estes contarão com salários a partir de R$ 10.382,42 ao mês, correspondentes à soma dos valores do salário-base e da Gratificação pelo Regime Especial de Trabalho Policial (RETP) e do Adicional por Direção da Atividade de Polícia Judiciária (ADPJ).
Procedimentos para participação
Vale ressaltar que o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 105,50 deve ser efetuado até o primeiro dia útil subsequente ao término das inscrições.
O Processo de Seleção dos participantes será constituído de cinco etapas:
- Prova preambular, de caráter eliminatório e classificatório;
- Prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório;
- Comprovação de idoneidade e conduta escorreita, mediante investigação social, de caráter eliminatório;
- Prova oral, de caráter eliminatório e classificatório;
- Prova de títulos, de caráter classificatório.
A prova preambular está prevista para ser realizada no dia 12 de junho de 2022, em local a ser divulgado posteriormente. Dito isto o conteúdo programático será composto por questões de direito penal; legislação especial; direito processual penal; direito constitucional; direitos humanos e direito administrativo, medicina legal, direito civil, noções de criminologia e noções de informática. A prova escrita está prevista para ser aplicada na mesma data da prova preambular.
O prazo de validade do presente Concurso público será de dois anos, contado da homologação do resultado final, com possibilidade de prorrogação por igual período.