A Polícia Civil do Rio de Janeiro (PC - RJ), por meio do Governo do Estado e da Secretaria de Estado de Polícia Civil, informa a todos que o novo cronograma do Concurso Público a fim de contratar profissionais para o cargo de Delegado de Polícia - 3ª Classe foi divulgado.
De acordo com o documento (cronograma), a prova objetiva deve ser aplicada provavelmente no dia 13 de março de 2022. Em nosso site você tem acesso aos editais completos e pode obter mais informações.
Anteriormente, em razão da forte chuva na cidade do Rio de Janeiro - RJ houve a suspensão da aplicação da prova objetiva.
Este Concurso Público disponibiliza 50 vagas, sendo que neste quantitativo encontram-se as reservadas para candidatos que se enquadram nos itens especificados no edital de abertura.
Quando contratados pelo regime estatutário, os profissionais devem cumprir jornada de 40 horas semanais, ou por sistema de escala de serviço, nos termos da legislação em vigor.
Para se inscrever, o candidato deve ter até a data da posse, diploma de graduação em direito, expedido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, ou certidão que comprove ter colado grau no referido curso e, nesse caso, acompanhado de documento comprobatório de estar sendo providenciado o registro do diploma, na forma da lei; idade mínima de 18 anos completos; não registrar antecedentes criminais incompatíveis com o exercício do cargo, entre outros.
Inscrição
Os interessados em participar puderam se inscrever no site da empresa organizadora Cebraspe, entre às 10h do dia 21 de setembro de 2021 até às 18h do dia 11 de outubro de 2021. Nesta etapa foi preciso efetuar o pagamento da taxa no valor de R$ 250,00.
Para os candidatos que não dispuserem de acesso à internet, o Cebraspe disponibilizou local com acesso à internet, no endereço Campus de Ensino e Pesquisa do Museu Nacional, Avenida Bartolomeu de Gusmão, nº 875, São Cristóvão, Rio de Janeiro/RJ, no período de inscrição acima mencionado.
Houve também isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição ao candidato que: estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), de que trata o Decreto Federal nº 6.135, de 26 de junho de 2007, e for membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto Federal nº 6.135, de 26 de junho de 2007; for doador regular de sangue, comprovando ter realizado doação de sangue pelo menos três vezes no período de doze meses anteriores a realização da inscrição; ou for doador de sangue, na forma do parágrafo 1º do artigo 2º da Lei Estadual nº 8.920, de 30 de junho de 2020.
Provas
O certame será composto de prova objetiva preliminar; provas discursivas específicas; provas orais; exame psicotécnico; exame médico e prova de capacidade física, além de curso de formação profissional; prova de investigação social e prova de títulos.
No total, 100 questões sobre temas de Direito Penal; Direito Processual Penal; Direito Administrativo; Direito Constitucional; Direito Civil e Medicina Legal vão compor a avaliação objetiva.
Já a segunda etapa composta por prova discursiva será realizada somente por 650 candidatos aprovados na avaliação anterior. De acordo com o edital, serão três dias de avaliação em datas a serem oportunamente divulgadas.
Validade
Este Concurso Público é válido por dois anos, a contar da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.