A Polícia Militar da Bahia (www.pm.ba.gov.br), através da Universidade Estadual da Bahia - UNEB e da empresa Consultec - Consultoria em Projetos Educacionais e Concursos LTDA, torna público que estarão abertas as inscrições ao Concurso Público de Provas para Admissão ao Curso de Formação de Oficiais Policiais Militares/2010 (CFOPM/2010).
Das Vagas:
- Serão oferecidas 120 vagas, a serem preenchidas por ordem de classificação. Os alunos na graduação de Aluno-a-Oficial PM receberão bolsa de estudo em valor não especificado em Edital. Do total de vagas, 108 serão disponibilizadas para o sexo masculino e 12 para o sexo feminino.
Para as Inscrições:
- As inscrições deverão ser realizadas no período de 6 de abril de 2010 a 26 de abril de 2010, exclusivamente, via Internet, através dos endereços eletrônicos www.vestibular.uneb.br e www.consultec.com.br. O valor da taxa de inscrição para o presente Concurso é de R$ 85,00.
- O Cartão de Informação do Candidato - CIC será disponibilizado nos portais eletrônicos das empresas organizadoras do Concurso Público, a partir de 28 de maio de 2010, utilizando, por meio de consulta, o código de inscrição ou RG e data de nascimento, bem como conterá os seguintes dados: nome, n.º do documento de identidade, n.º de inscrição, opção de vaga, local (estabelecimento de ensino), cidade de realização das provas e outras informações complementares.
Do Processo para o Concurso:
- Este Concurso constará de 5 etapas, Exame de Conhecimento, Avaliação Psicológica, Exame Médico-Odontológico, Teste de Aptidão Física e Investigação Social.
Das Etapas:
- A primeira etapa do concurso será o Exame de conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório, versando sobre disciplinas e assuntos constantes no conteúdo programático. A aplicação das provas do exame de conhecimentos ocorrerá na cidade de Salvador - BA, no dia 6 de junho de 2010, para todos os candidatos inscritos.
- Na segunda etapa do concurso, os candidatos passaram pela Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório. Serão convocados, por ato do Comandante-Geral, por meio do Diário Oficial do Estado, para Avaliação Psicológica, todos os candidatos habilitados, ou seja, que tenham sido aprovados no Exame de Conhecimentos. A Avaliação Psicológica será realizada na cidade de Salvador - BA, no dia 18 de julho de 2010, às 8h00, e terá caráter eliminatório.
- Os candidatos habilitados, dentro do número de vagas e que tenham obtido parecer indicado na Avaliação Psicológica, passaram para a terceira etapa do concurso Ppúblico, Exame Médico-Odontológico, de caráter eliminatório, sob responsabilidade do Departamento de Saúde da Polícia Militar da Bahia, por meio da Junta Militar Especial de Saúde - DS/JMES, e será realizada nos dias 20 e 21 de setembro de 2010.
- A quarta etapa deste concurso é o Teste de Aptidão Física, de caráter eliminatório. O Teste tem como objetivo avaliar se os candidatos possuem a aptidão física mínima necessária ao satisfatório desempenho das atividades inerentes ao cargo de Aluno-a-Oficial PM. Serão submetidos à Quarta Etapa - TAF todos os candidatos considerados aptos na etapa anterior. O teste de Aptidão Física será relaizado nos dias 18 e 19 de outubro de 2010.
- Para a quinta etapa, o candidato passará pela Investigação Social, de caráter eliminatório e tem como objetivo verificar a conduta social do mesmo, isto é, seu comportamento no meio familiar, no ambiente de trabalho e na convivência com os outros indivíduos, através do conjunto de qualidades morais, defeitos e vícios, inclusive maus antecedentes policiais e criminais para o ingresso na Polícia Militar da Bahia, sendo Indicado ou Contra-Indicado para Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar. Serão submetidos à Quinta Etapa todos os candidatos considerados aptos na etapa anterior. A Investigação Social acontecerá, a partir de 6 de novembro de 2010.
A Homologação do Concurso Público, para os candidatos aprovados será no dia 6 de dezembro de 2010. A matrícula no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar - CFOPM/2010 está prevista para ser efetivada em 17 de janeiro de 2011.
O prazo de validade deste concurso será de seis meses, a contar de sua homologação.