A Prefeitura de Ribeirão Bonito, no estado de São Paulo, publicou um novo edital do Processo Seletivo com validade de um ano, para contratar profissionais de nível superior a fim de atender as necessidades do município.
As funções disponíveis são: Professor de Educação Básica I Educação Infantil e PEB I, Professor Assistente de Educação Básica I, Professor Assistente de Educação Básica II, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Professor Educação Básica II Arte, Professor Educação Básica II Educação Física, Professor Educação Básica II Geografia, Professor Educação Básica II História, Professor Educação Básica II Ciências, Professor Educação Básica II Português, Professor Educação Básica II Inglês e Professor Educação Básica II Matemática.
Com jornada de trabalho de 24 a 30 horas semanais, os profissionais contratados devem receber remuneração mensal de R$ 15,36 por hora/aula até R$ 1.993,95 mensais.
As inscrições, que tiveram início no dia 6 de fevereiro de 2021, podem ser realizadas até o dia 15 do mesmo mês, por meio do site da organizadora Integri Brasil. O pedido de participação possui taxa no valor de R$ 50,00.
De forma seletiva, este Processo Seletivo é composto por fase única de prova objetiva, composta por conhecimentos gerais, língua portuguesa e conhecimentos específicos. A avaliação está prevista para ocorrer no dia 7 de março de 2021.
O conteúdo programático está abaixo especificado, já o conteúdo específico para cada cargo está mencionado no edital.
- Língua Portuguesa - 10 pontos
FONOLOGIA: Conceitos básicos - Classificação dos fonemas - Sílabas - Encontros Vocálicos - Encontros Consonantais - Dígrafos - Divisão silábica. ORTOGRAFIA: Conceitos básicos - O Alfabeto - Orientações ortográficas. ACENTUAÇÃO: Conceitos básicos - Acentuação tônica - Acentuação gráfica - Os acentos - Aspectos genéricos das regras de acentuação - As regras básicas - As regras especiais - Hiatos - Ditongos - Formas verbais seguidas de pronomes - Acentos diferenciais. MORFOLOGIA: Estrutura e Formação das palavras - Conceitos básicos- Processos de formação das palavras - Derivação e Composição - Prefixos - Sufixos - Tipos de Composição - Estudo dos Verbos Regulares e Irregulares - Classe de Palavras. SINTAXE: Termos Essenciais da Oração - Termos Integrantes da Oração - Termos Acessórios da Oração - Período - Sintaxe de Concordância - Sintaxe de Regência -Sintaxe de Colocação - Funções e Empregos das palavras "que" e "se" - Sinais de Pontuação. PROBLEMAS GERAIS DA LÍNGUA CULTA: O uso do hífen - O uso da Crase - Interpretação e análise de Textos - Tipos de Comunicação: Descrição - Narração - Dissertação - Tipos de Discurso - Qualidades e defeitos de um texto - Coesão Textual. ESTILÍSTICA: Figuras de linguagem - Vícios de Linguagem.
- Conhecimentos Educacionais - 10 Pontos
BRASIL. Lei Federal nº 9.394/96. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, seção I, 23 dez. 1996.BRASIL. Lei Federal nº 8.069/90 (arts 1º ao 140). Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, seção I, 16 jul. 1990.BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (art. 205 a 217). Diário Oficial da União, Brasília, seção I, 05 out. 1988.DELORS, Jacques et al. Educação: um tesouro a descobrir - relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez, 1998.MACEDO, Lino. Ensaios pedagógicos: como construir uma escola para todos? Porto Alegre: Artmed, 2005.RAMOS, Marise Nogueira. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? São Paulo: Cortez, 2001.RIOS, Terezinha Azerêdo. Compreender e ensinar por uma docência de melhor qualidade. 5 ed. São Paulo: Cortez Editora, 2001.