A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) torna pública a abertura de um novo Processo Seletivo, cujo objetivo é o preenchimento de uma vaga para o cargo de professor substituto para desempenhar funções na unidade acadêmica dos palmares, no município de Acarape, no estado do Ceará.
Para participar, o candidato deve possuir graduação e titulação de mestre na área de ciências humanas e/ou sociais. O profissional que for admitido irá cumprirá atividades dentro de uma carga horária de 40 horas semanais, contando com uma remuneração que será composta pelo vencimento básico acrescido da retribuição de titulação de mestre, totalizando o valor de R$ 4.304,92 ao mês.
Procedimentos para se inscrever
Aqueles que se interessaram deverão efetuar as inscrições, exclusivamente, via internet, por meio do endereço eletrônico: selecaoprofsubstbhu@unilab.edu.br, no período de 14 a 18 de setembro de 2020. No "assunto" do email, o profissional deve escrever "Inscrição para Professor Substituto IH - Edital nº 01/2020". Já no "corpo" do e-mail, dirigir-se à Direção do Instituto de Humanidades, solicitando inscrição. Em anexo, no formato PDF, devem constar os seguintes documentos:
- Requerimento ao (à) Diretor (a) do Instituto interessado no qual conste o setor de estudo em que pretende concorrer;
- Cópias da titulação exigida no edital;
- Curriculum vitae, conforme plataforma Lattes, acompanhado de documentação comprobatória;
- Cópia do histórico escolar do curso de graduação e pós-graduação;
- Comprovante do pagamento no Banco do Brasil da taxa de inscrição, através de Guia de Recolhimento da União - GRU ou comprovante da de isenção da taxa de inscrição.
As inscrições terão uma taxa no valor de R$ 107,00. Já aqueles que desejam solicitar isenção da taxa, estes deverão preencher o requerimento de isenção. O documento deverá ser enviado para o e-mail: selecaoprofsubstbhu@unilab.edu.br, especificando "Solicitação de isenção da taxa de inscrição do Concurso para Professor Substituto IH - Edital nº 01/2020".
Processo de Seleção
A seleção será constituída por prova didática e avaliação de títulos. A prova didática será realizada presencialmente, assegurando os aspectos de biossegurança em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Na avaliação didática, o sorteio do tema ocorrerá remotamente via plataforma digital com transmissão para todos os candidatos.
Dito isto, o conteúdo programático será composto pelos seguintes temas:
- Fundamentos epistemológicos e ontológicos da interdisciplinaridade;
- Metodologias da pesquisa qualitativa - História oral, história de vida e estudos de trajetórias nas Humanidades;
- Metodologias de pesquisa quantitativa em ciências humanas: usos e potências dos questionários e escalas na pesquisa social;
- Pesquisas com Imagens em Ciências Humanas: usos e potências das imagens no estudo de fenômenos sociais;
- Multidisciplinaridade, Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade: função social, definições e características;
- Linguagens, narrativas e a produção do conhecimento científico na contemporaneidade;
- Crítica à disciplinarização dos saberes: alternativas aos métodos hegemônicos na pesquisa e no ensino em ciências humanas;
- As múltiplas definições de campo de pesquisa e a pesquisa de campo nas humanidades;
- Pensamento complexo, disciplinarização e pluralismo metodológico;
- A contribuição metodológica do pensamento contra-hegemônico no Brasil e na África lusófona.
O prazo de validade deste Processo Seletivo será de um ano, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final. Para mais informações, acesse o edital de abertura disponível em nosso site para consulta.