Educação Escolar

1.
QPCI70787 Educação Escolar Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. de Gramado/RS

O movimento de interação escola-família é uma maneira de estabelecer uma conectividade entre essas duas realidades. Alguns elementos são necessários, conforme Castro e Regatiere (2010), para que essa interação se concretize, tais como:
2.
QPCI71919 Educação Escolar Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. de Gramado/RS

São linhas de ação da política de atendimento:

  1. Políticas sociais básicas.
  2. Serviços especiais de prevenção e atendimento médico e psicossocial às vítimas de negligência, maus-tratos, exploração, abuso, crueldade e opressão.
  3. Proteção jurídico-social por entidades de defesa dos direitos da criança e do adolescente.
Quais estão corretas?
3.
QPCI82190 Educação Escolar Ano: 2019 Banca: MSCONCURSOS Órgão: Pref. Juti/MS

Atribua (V) verdadeiro ou (F) falso ao que se afirma nos itens e assinale a alternativa correta:

( ) “O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica,desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação.”
( ) “No Brasil, o atendimento às pessoas com deficiência teve início na época do Império, com a criação de duas instituições: o Imperial Instituto dos Meninos Cegos, em 1854, e o Instituto dos Surdos Mudos, em 1857.”
( ) “Documentos como a Declaração Mundial de Educação para Todos (1990) e a Declaração de Salamanca(1994) passam a influenciar a formulação das políticas públicas da educação inclusiva.”
( ) “Em 2004, o Ministério Público Federal publica o documento O Acesso de Alunos com Deficiência às Escolas e Classes Comuns da Rede Regular.”
4.
QPCI83458 Educação Escolar Ano: 2019 Banca: MSCONCURSOS Órgão: Pref. Juti/MS

Atribua verdadeiro (V) ou falso (F) aos itens e marque a alternativa correta:

( ) Aprender a ser cidadão e a ser cidadã é, entre outras coisas, aprender a agir com respeito,solidariedade, responsabilidade, justiça, não-violência, aprender a usar o diálogo nas mais diferentes situações e comprometer-se com o que acontece na vida coletiva da comunidade e do país.
( ) Para que os estudantes possam aprender e assumir os princípios éticos, são necessários pelo menos dois fatores: 1) que os princípios se expressem em situações reais, nas quais possam ter experiências enas quais possam conviver com a sua prática; 2) que haja um desenvolvimento da sua capacidade de autonomia moral, isto é, da capacidade de analisar e eleger valores para si, consciente e livremente.
( ) A escola pode e deve ter um papel fundamental na construção de valores de ética e de cidadania que auxiliem os membros que ali convivem a pautarem sua vida pessoal e coletiva no respeito às diferenças provocadoras de exclusão.
5.
QPCI83539 Educação Escolar Ano: 2019 Banca: MSCONCURSOS Órgão: Pref. Juti/MS

Nos termos das Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o ensino será ministrado com base em determinados princípios. As alternativas listam alguns deles, exceto a:
6.
QPCI89838 Educação Escolar Ano: 2018 Banca: UNILAVRAS Órgão: Pref. Itambé do Mato Dentro/MG

“A construção de um repertório básico constitui suporte para a ampliação dos diferentes procedimentos e tipos de cálculos que o aluno vai desenvolver ao longo dos ciclos iniciais: cálculo mental ou escrito, exato ou aproximado. Os diferentes procedimentos e tipos de cálculo relacionam-se e complementam-se. O cálculo escrito, para ser compreendido, apoia-se no cálculo mental e nas estimativas e aproximações. Por sua vez, as estratégias de cálculo mental, pela sua própria natureza, são limitadas. É bastante difícil, principalmente tratando-se de cálculos envolvendo números com vários dígitos, armazenar na memória uma grande quantidade de resultados. Assim, a necessidade de registro de resultados parciais acaba originando procedimentos de cálculo escrito. [...] é recomendável que a organização do estudo do cálculo privilegie um trabalho que explore concomitantemente procedimentos de cálculo mental e cálculo escrito, exato e aproximado, de tal forma que o aluno possa perceber gradativamente as relações existentes entre eles e com isso aperfeiçoar seus procedimentos pessoais, para torná-los cada vez mais práticos, aproximando-os aos das técnicas usuais. A importância do estudo do cálculo, em suas diferentes modalidades desde as séries iniciais, justifica-se pelo fato de que é uma atividade básica na formação do indivíduo.” (PCN: Matemática / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997, p.75-76)

Tendo em vista a importância do estudo do cálculo, é correto afirmar que ele
7.
QPCI94048 Educação Escolar Ano: 2018 Banca: CURSIVA Órgão: Pref. Caxambu do Sul/SC

Analise as afirmativas abaixo,considerando o que reza o artigo 3º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
  1. igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
  2. liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
  3. pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;
  4. respeito à liberdade e apreço à tolerância;
  5. coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;
Podemos afirmar que
8.
QPCI94112 Educação Escolar Ano: 2018 Banca: CURSIVA Órgão: Pref. Caxambu do Sul/SC

De acordo com a LDB a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios, exceto:
9.
QPCI94113 Educação Escolar Ano: 2018 Banca: CURSIVA Órgão: Pref. Caxambu do Sul/SC

De acordo com o artigo 13 da LDB, é incorreta a alternativa:

Os docentes incumbir-se-ão de:
10.
QPCI98092 Educação Escolar Ano: 2018 Banca: CURSIVANI Órgão: Pref. Águas de Chapecó/SC

O Planejamento Escola deve dar conta e abarcar diversas possibilidades dentro do ensino, entre elas, assinale a que não está de acordo com tais necessidades: