Educação Infantil

1.
QPCI79893 Educação Infantil Ano: 2019 Banca: IDHTEC Órgão: Pref. Macaparana/PE

A proposta pedagógica de uma escola pública de ensino fundamental adota como metodologia de ensino a participação ativa do estudante de forma problematizadora, interativa e dialógica. Um exemplo dessa prática está em:

  1. Rodas de discussão de temática como discriminação, a partir de uma situação-problema apresentada.
  2. Construção das normas de disciplina por professor e estudantes.
  3. Leitura das etapas do projeto cultural que será desenvolvido pelos alunos e que foi pensado e elaborado pelo professor.
  4. Articular a vivência de datas comemorativas com conteúdos de Direitos Humanos de forma transversal.
Estão corretas:
2.
QPCI86975 Educação Infantil Ano: 2019 Banca: PRÓ-MUNICÍPIO Órgão: Pref. Massapê/CE

Segundo Lück (2014), “ Determinadas qualidades são identificadas como imprescindíveis para que o planejamento e seu produto possam garantir a qualidade da ação a ser desencadeada”. Assinale a alternativa que apresenta algumas dessas qualidades, além de flexibilidade, responsabilização e objetividade,
3.
QPCI87001 Educação Infantil Ano: 2019 Banca: PRÓ-MUNICÍPIO Órgão: Pref. Massapê/CE

A apreciação musical refere-se a audição e interação com músicas diversas. O trabalho com essa finalidade deverá apresentar obras que estimulem a aprendizagem significativa, despertando o desejo de ouvir e interagir, pois para essas crianças ouvir é, também, movimentar-se, já que as crianças percebem e expressam-se em sua totalidade. Dentre as alternativas abaixo, qual delas refere-se as orientações didáticas para trabalhar o ensino de música com crianças de quatro a seis anos. Marque a opção correta:
4.
QPCI89827 Educação Infantil Ano: 2018 Banca: UNILAVRAS Órgão: Pref. Itambé do Mato Dentro/MG

“Os contatos de uma mãe com seu filho despertam nele as primeiras vivências de prazer. Essas primeiras experiências sensuais de vida e de prazer não são essencialmente biológicas, mas constituirão o acervo psíquico do indivíduo, serão o embrião da vida mental no bebê” (Parâmetros Curriculares Nacionais, v.10.2, BRASIL, 1997, p. 81). A sexualidade de um indivíduo se desenvolve:
5.
QPCI95643 Educação Infantil Ano: 2018 Banca: UNOESC Órgão: Pref. Erval Velho/SC

O professor deve ter consciência de que o currículo não é apenas uma listagem de conteúdos prontos e acabados para serem transmitidos aos alunos, mas, sim, uma construção de conhecimentos e vivências contextualizadas, sociais, culturais, pedagógicas e cognitivas que devem ser reinterpretadas e ressignificadas em cada contexto histórico.

Baseado nessa concepção de currículo, analise as asserções a seguir:

  1. As propostas de currículo das escolas são originadas de saberes situados em contextos sociais e historicamente definidos, sendo formadas de conteúdos, valores e procedimentos metodológicos ordenados em planejamentos disciplinares.

    PORQUE

  2. A seleção, a sequenciação e a dosagem de conteúdos da cultura a serem desenvolvidos nas situações de ensino e aprendizagem expressam as finalidades da educação escolar.
No que se refere às asserções acima, assinale a alternativa correta.
6.
QPCI95651 Educação Infantil Ano: 2018 Banca: UNOESC Órgão: Pref. Erval Velho/SC

O nível de desenvolvimento real refere-se a tudo aquilo que a criança já tem consolidado em seu desenvolvimento e que é capaz de realizar sozinha, sem a interferência de um adulto ou de uma criança mais experiente. Já a “zona de desenvolvimento proximal” refere-se aos processos mentais que estão em construção na criança, ou que ainda não amadureceram. A “zona de desenvolvimento proximal” é, pois, um domínio psicológico em constantes transformações, aquilo que a criança é capaz de fazer com a ajuda de alguém hoje, ela conseguirá fazer sozinha amanhã. É nesse sentido que a brincadeira pode ser considerada um excelente recurso a ser usado quando a criança chega à escola, por ser parte essencial de sua natureza, podendo favorecer tanto aqueles processos que estão em formação quanto outros que serão completados. Visto dessa forma, não há dúvidas do quanto o brinquedo e as brincadeiras influenciam o desenvolvimento da criança. Ainda que não seja, conforme Vygotsky (1998), o aspecto predominante na infância, é por meio dele que a criança obtém as suas maiores aquisições. Nesse sentido, sobre as brincadeiras na educação infantil e nos anos iniciais, analise as assertivas a seguir:

  1. O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Por meio do brincar ela aprende, experimenta o mundo, as possibilidades e as relações sociais, elabora sua autonomia de ação e organiza emoções.
  2. O brincar deve ser repensado nas escolas, pois a preocupação maior deve ser com atividades pedagógicas. O compromisso da escola é com o conhecimento, e muitas vezes a brincadeira acaba tomando o espaço da produção do conhecimento, o que dificulta o processo da leitura e da escrita, assim como o desenvolvimento dos aspectos físicos, sociais e cognitivos da criança.
  3. O brincar desenvolve, também, a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora. A brincadeira em grupo favorece alguns princípios, como o compartilhar, a cooperação, a liderança, a competição e a obediência às regras. O jogo é uma forma de a criança se expressar, já que é uma circunstância favorável para manifestar seus sentimentos e desprazeres. Assim, o brinquedo passa a ser a linguagem da criança.
  4. Brincar é uma forma segura de as crianças encenarem os seus medos, as suas angústias e a sua agressividade e de tentarem elaborar e resolver os seus conflitos internos. Os jogos, nos quais está implícito o perder e o ganhar, permitem que a criança possa começar a trabalhar a sua resistência à frustração. Aprender a lidar com esse sentimento é essencial para o seu equilíbrio emocional e para o desenvolvimento da personalidade.
  5. O brincar deve ser encarado nas instituições de ensino como atividades das aulas de educação física e estimulação, pois permite que a criança se libere, corra, jogue, dispute e interaja com os demais colegas, desenvolvendo, assim, a autoestima, o conhecimento e os aspectos físicos, psicológicos, emocionais e cognitivos.
É correto o que se afirma nas assertivas:
7.
QPCI115025 Educação Infantil Ano: 2020 Banca: IDCAP Órgão: Pref. Santa Leopoldina/ES

____________é um processo permanente e contínuo, que não se limita à educação escolar. Contudo, introduzi-la na escola, inclusive na Educação Infantil, é uma das estratégias para o seu desenvolvimento. Além de ser uma importante ferramenta, sua implementação está prevista na Política Nacional da Educação Ambiental, para todos os níveis de ensino, não como disciplina, mas como tema a ser incluído nos diferentes conteúdos programáticos.

Marque a alternativa que preenche corretamente a lacuna:
8.
QPCI144557 Educação Infantil Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Faxinal do Soturno/RS

Quando se trabalha com crianças bem pequenas, deve-se ter como princípio conhecer seus interesses e necessidades. Cuidar e educar é impregnar a ação pedagógica de consciência, estabelecendo uma visão integrada do desenvolvimento da criança com base em concepções que respeitem o(a):

  1. Diversidade.
  2. Momento.
  3. Realidade.
Quais estão corretas?
9.
QPCI202028 Educação Infantil Ano: 2019 Banca: INSTITUTO CONSULPLAN Órgão: Pref. Pitangueiras/SP

De acordo com a BNCC, como primeira etapa da Educação Básica, a Educação Infantil é o início e o fundamento do processo educacional. Considerando o exposto, analise as afirmativas a seguir.

  1. Nas últimas décadas, vem se consolidando, na EducaçãoInfantil, a concepção que desvincula educar e cuidar, compreendendo o cuidado como algo dissociável do processo educativo.
  2. A entrada na creche significa a primeira separação das crianças dos seus vínculos afetivos familiares para se incorporarem a uma situação de socialização estruturada.
  3. A partir da concepção de criança como ser que observa, questiona, assimila valores e constrói conhecimentos deve resultar no confinamento dessas aprendizagens aum processo de desenvolvimento natural e espontâneo.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
10.
QPCI214465 Educação Infantil Ano: 2019 Banca: EPBAZI Órgão: Pref. Guatambu/SC

A proposta de Edgar Morin, estudioso francês que passou a vida discutindo grandes temas, é reformar o pensamento. Pai da teoria da complexidade ele defende a interligação de todos os conhecimentos, combate o reducionismo instalado em nossa sociedade e valoriza o complexo. Sobre as ideias de Morin no contexto da educação, é incorreto afirmar que: