Fundamentos da Educação

1.
QPCI58734 Fundamentos da Educação Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Salto do Jacuí/RS

Para Hoffmann, a perspectiva de avaliação mediadora pretende, essencialmente,opor-se ao modelo do ‘transmitir-verificar-registrar’ e evoluir no sentido de que tipo de ação do educador?
2.
QPCI59160 Fundamentos da Educação Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Salto do Jacuí/RS

Segundo Vasconcellos, do ponto de vista educacional, o planejamento é um ato político_________________, porque revela intenções e a intencionalidade, expõe o que se deseja realizar e o que se pretende atingir.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
3.
QPCI70556 Fundamentos da Educação Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. de Gramado/RS

Segundo Vasconcellos, o objetivo principal do planejamento é possibilitar um trabalho mais, EXCETO:
4.
QPCI83039 Fundamentos da Educação Ano: 2019 Banca: IBFC Órgão: Pref. Conde/PB

O planejamento da educação é composto por diferentes níveis de organização. Assim, podemos pensar em nível macro, no Planejamento do Sistema de Educação, que corresponde ao planejamento da educação em âmbito nacional, estadual e municipal. Este planejamento elabora, incorpora e reflete as políticas educacionais (UESC, Didática e Tecnologia – Unidade 3, p. 59). Nesse sentido, leia as descrições do quadro abaixo.

_______ corresponde às ações sobre o funcionamento dos dois âmbitos da escola; para tanto, este planejamento necessita da participação em conjunto da comunidade escolar.

_______ é a organização da dinâmica escolar. É um instrumento que sistematiza as ações escolares do espaço físico às avaliações da aprendizagem.

_______ envolve a organização das ações dos educadores durante o processo de ensino, integrando professores, coordenadores e alunos na elaboração de uma proposta de ensino, que será projetada para o ano letivo e constantemente avaliada.

_______ organiza ações referentes ao trabalho em um dado espaço; o professor prepara para o desenvolvimento da aprendizagem de seus alunos coerentemente articulado com outras dimensões do planejamento.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas
5.
QPCI83075 Fundamentos da Educação Ano: 2019 Banca: IBFC Órgão: Pref. Conde/PB

“A construção do conhecimento ocorre quando acontecem ações físicas ou mentais sobre objetos que, provocando o desequilíbrio, resultam em assimilação ou, acomodação e assimilação dessas ações e, assim, em construção de esquemas ou conhecimento. Em outras palavras, uma vez que a criança não consegue assimilar o estímulo, ela tenta fazer uma acomodação e após, uma assimilação e o equilíbrio é, então, alcançado” (UFRGS – Teoria de Piaget). Quanto à assimilação, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( )É o processo cognitivo de colocar (classificar) novos eventos em esquemas existentes.
( )É a incorporação de elementos do meio externo (objeto, acontecimento etc.) a um esquema ou estrutura do sujeito.
( )É o processo pelo qual o indivíduo cognitivamente capta o ambiente e o organiza possibilitando, assim, a ampliação de seus esquemas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
6.
QPCI103386 Fundamentos da Educação Ano: 2020 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Bagé/RS

Na Pedagogia Tradicional, a organização dos conteúdos assume as seguintes características:

  1. Centralizados a partir dos interesses dos alunos.
  2. Desenvolvidos de forma objetiva.
  3. Exaltação do enciclopedismo.
Quais estão corretas?
7.
QPCI129606 Fundamentos da Educação Ano: 2020 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Três Palmeiras/RS

Ao analisar as características da aprendizagem escolar, Libâneo afirma que:

  1. A aprendizagem escolar é algo intencional, casual e espontâneo.
  2. Na aprendizagem escolar há influência de fatores afetivos e sociais.
  3. Os alunos não aprendem tudo numa só aula, pois a aprendizagem é um processo gradativo.
  4. A aprendizagem escolar tem um vínculo direto com o meio social.
Quais estão corretas?
8.
QPCI152423 Fundamentos da Educação Ano: 2020 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Santo Augusto/RS

De acordo com Moran, as tecnologias propiciam:

  1. A reconfiguração da prática pedagógica.
  2. A abertura e plasticidade do currículo.
  3. O exercício da coautoria de professores e alunos.

Quais estão corretas?
9.
QPCI152760 Fundamentos da Educação Ano: 2020 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Santo Augusto/RS

De acordo com Bergmann, a ideia básica da aprendizagem para o domínio consiste em que os alunos alcancem uma série de objetivos no próprio ritmo. Analise as assertivas abaixo quanto aos principais componentes da aprendizagem para o domínio.

  1. Os alunos trabalham em pequenos grupos ou individualmente, em ritmo adequado.
  2. O professor faz a avaliação formativa e estima o grau de compreensão dos alunos.
  3. Os alunos demonstram domínio dos objetivos, por meio de avaliações somativas. Aos alunos que não dominam determinado objetivo, oferecem-se meios de recuperação.

Quais estão corretas?
10.
QPCI157637 Fundamentos da Educação Ano: 2020 Banca: NUCEPE/UESPI Órgão: Pref. Timon/MA

“Segundo Edneia Gonçalves, assessora da ONG Ação Educativa, o PPP (Projeto Político Pedagógico) só tem sentido se a gestão permitir que todos se manifestem. E alerta: o documento tem de representar as diferenças, não apenas a opinião da maioria. No caso de pontos muito polêmicos, em que não haja acordo, a sugestão é registrar no próprio documento que o debate seguirá ao longo do ano. Fica sob responsabilidade da gestão planejar momentos para isso, inclusive convidando especialistas no tema para retomar a conversa e aclarar as ideias.”Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/8152/um-guia-para-um-ppp-com-a-cara-de2017?gclid=EAIaIQobChMIj4yPxoDq5gIVhRCRCh2EDg0lEAAYAiAAEgLma_D_BwE Acesso em: 28/12/2019 (adaptado).

No trecho de reportagem, explicita-se uma situação acerca do Projeto Político-Pedagógico (PPP), que é a diretriz das ações educativas da escola. No trecho referido, destaca-se o aspecto