Geografia

1.
QPCI14732 Geografia
Ano:2019 Banca:IBFC Órgão:Pref. Vinhedo/SP

“O quadro conceitual de Ratzel é muito amplo e tão naturalista quanto sociológico, mas seria errôneo condená-lo por ter “naturalizado” a geografa política, algo que às vezes ocorreu... O próprio Ratzel recuou e reconheceu que a comparação do Estado com organismos altamente desenvolvidos não era produtiva” (RAFFESTIN, 1993, p.12).

Com base na passagem acima e nos seus conhecimentos acerca da História do Pensamento Geográfico, assinale a alternativa correta:
2.
QPCI16625 Geografia
Ano:2019 Banca:IBFC Órgão:MGS

“Um fato marcante da urbanização brasileira nos últimos anos é o contínuo crescimento das regiões metropolitanas. Com exceção de São Paulo, todas as demais regiões cresceram mais do que seus respectivos estados” (SCARLATO, 2011). Assinale a alternativa correta quanto a uma consequência do processo de crescimento das regiões metropolitanas no Brasil:
3.
QPCI70897 Geografia
Ano:2019 Banca:FUNDATEC Órgão:Pref. de Gramado/RS

Para Élida Tonetto, as redes sociais são um campo mal explorado na educação de geografia. “Os professores têm certo temor em recorrer a tais tecnologias de modo especial em suas práticas”. O uso de Tecnologia de Informação e Comunicação (TICs) na educação pode ser proveitoso. Sobre essa ferramenta, assinale a alternativa INCORRETA.
4.
QPCI97242 História e Geografia de Estados e Municípios
Ano:2018 Banca:IDCAP Órgão:Pref. Águia Branca/ES

Analise o trecho referente ao estado do Espírito Santo e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:

Seu território compreende duas regiões naturais distintas: o litoral - que se estende por 400 km - e o planalto. Ao longo da costa Atlântica encontra-se uma faixa de planície que representa 40% da área total do Estado, e à medida que se penetra em direção ao interior, o planalto dá origem a uma região serrana, com altitudes superiores a 1.000 metros, onde se eleva a Serra do Caparaó ou da Chibata. Nesta região encontra-se o _________, com 2.890 metros de altura, o terceiro mais alto do País e o mais alto do Estado.
5.
QPCI141672 Geografia
Ano:2019 Banca:FUNDATEC Órgão:Pref. São Borja/RS

Um tipo de rocha sedimentar química mais comum é:
6.
QPCI169691 História e Geografia de Estados e Municípios
Ano:2019 Banca:QUADRIX Órgão:CREA/TO

Em apenas dois dias, 211 focos de calor foram registrados no Tocantins. Conforme a Defesa Civil informou em 8 de setembro último, o estado é o que mais queimou no País em 48 h.
Internet: (com adaptações).

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue os itens de 66 a 70.

A região da Lagoa da Confusão, no oeste do estado, é uma das áreas que mais foram atingidas pelo fogo, com mais de mil ocorrências desde o início do ano.
7.
QPCI181847 Geografia
Ano:2019 Banca:CETREDE Órgão:Pref. Juazeiro do Norte/CE

Quais são as principais características demográficas dos países desenvolvidos que, geralmente, não existem nos países menos desenvolvidos? São populações
8.
QPCI186360 Geografia Geral
Ano:2019 Banca:AGIRH Órgão:Pref. Lavrinhas/SP

A transformação do relevo do Planalto Central brasileiro, considerando sua dinâmica, ocorre por causa:
9.
QPCI250776 Geografia
Ano:2021 Banca:MP/GO Órgão:MP/GO

A sociedade de consumo é um termo bastante utilizado para representar os avanços de produção dosistema capitalista, que se intensificaram ao longo do século XX notadamente nos Estados Unidos e que, posteriormente, espalharam-se – e ainda vem se espalhando – pelo mundo. Nesse sentido, desenvolvimento econômico e social é pautado pelo aumento do consumo, que resulta em lucro ao comércio e às grandes empresas, gerando mais empregos, aumentando a renda, o que acarreta ainda mais consumo. Uma ruptura nesse modelo representaria uma crise, pois a renda diminuiria, o desemprego elevar-se-ia e o acesso a elementos básicos seria mais dificultado. Sobre o tema, assinale a alternativa incorreta:
10.
QPCI256101 Geografia
Ano:2021 Banca:CEV/URCA Órgão:Pref. Crato/CE

Conforme Stédille (2011) até a conquista europeia, não existiu a propriedade privada da terra no continente americano. Os Habitantes primitivos do território tratavam aterra como um bem coletivo, comunal. A Chegada dos europeus em nosso continente foi resultado da necessidade de expansão do capitalismo comercial europeu. Nesse sentido sobre a origem da propriedade de terras no Brasil marque a alternativa CORRETA sobre o nome designado a esse processo de dominação do capitalista: