Geografia

1.
QPCI13242 Geografia Ano: 2019 Banca: UEPB Órgão: Pref. Pilõezinhos/PB

“Para compreender a Amazônia no cenário mundial globalizado, é necessário analisar o processo histórico de organização desse espaço geográfico. Para tanto, serão considerados três períodos distintos na formação dessa região: O primeiro corresponde à formação territorial, que vai de 1616 a 1930; o segundo, ao planejamento regional, entre 1930 e 1985, e o terceiro refere-se à incógnita do heartland, que se constitui a partir de 1985.

Na primeira fase, ocorreu a apropriação efetiva do território, marcada pela ocupação das terras situadas além da Linha de Tordesilhas. Nesse processo, destacaram-se a comercialização das drogas do sertão e o papel dos missionários de diversas ordens, e de mercenários que ocuparam o vale do rio Amazonas em nome da corte portuguesa.”

(Albuquerque, M. A. M. de et. al., Geografia: sociedade e cotidiano 2, espaço brasileiro, volume 2. São Paulo: Escala Educacional, 2010, página 36).

Sobre as drogas do sertão é CORRETO afirmar que:
2.
QPCI26300 Geografia Ano: 2019 Banca: AvançaSP Órgão: Pref. Pereiras/SP

O Brasil é considerado um país totalmente ocidental por estar:
3.
QPCI82109 Geografia Ano: 2019 Banca: IDHTEC Órgão: Pref. Macaparana/PE

Sobre os sub-tipos da classificação climática de Köppen para o Brasil, indique o INCORRETO:
4.
QPCI93941 Geografia Ano: 2018 Banca: CURSIVA Órgão: Pref. Caxambu do Sul/SC

A crise entre árabes e israelenses na região da Palestina tem se agravado em seus conflitos, esta situação não é simples por ter bases em problemas históricos controversos,porém há uma base que estabelece o início desses conflitos quando, após a Segunda Guerra Mundial:
5.
QPCI114607 Geografia Ano: 2020 Banca: IDCAP Órgão: Pref. Santa Leopoldina/ES

A Geografia é uma área de conhecimento comprometida em tornar o mundo compreensível para os alunos, explicável e passível de transformações. Neste sentido, assume grande relevância dentro do contexto dos Parâmetros Curriculares Nacionais, em sua meta de buscar um ensino para a conquista da cidadania brasileira. As temáticas com as quais a Geografia trabalha na atualidade encontram-se permeadas por essa preocupação. (...)
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/geografia.pdf

A produção acadêmica em torno da concepção de Geografia passou por diferentes momentos, gerando reflexões distintas acerca dos objetos e métodos do pensar e fazer geográfico. Em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais, os fundamentos que estruturam o ensino e aprendizagem de Geografia:
6.
QPCI163138 Geografia Ano: 2020 Banca: CPCON/UEPB Órgão: Pref. Sapé/PB

O início do século XIX registrou o primeiro bilhão de pessoas no mundo, e no sáculo XX foi observada uma grande revolução demográfica com o aumento do contingente populacional. As estimativas apontam que a população mundial para 2030 é de 9 bilhões de habitantes. Em decorrência desta problemática, surgiu uma nova teórica que associa crescimento demográfico e desenvolvimento econômico, ou seja, o crescimento demográfico desvia recursos que poderiam ser aplicados em atividades produtivas, como indústria e agropecuária. Neste contexto, foi criada na China a política do “filho único”. Acerca de qual teoria estamos nos referindo?
(fonte: http://www.census.gov/population/international/data/idb/worldpopgraph.php)
7.
QPCI169693 História e Geografia de Estados e Municípios Ano: 2019 Banca: QUADRIX Órgão: CREA/TO

Em apenas dois dias, 211 focos de calor foram registrados no Tocantins. Conforme a Defesa Civil informou em 8 de setembro último, o estado é o que mais queimou no País em 48 h.
Internet: (com adaptações).

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue os itens de 66 a 70.

A combinação de calor, baixa umidade do ar e vegetação seca favorece a propagação do fogo.
8.
QPCI256102 Geografia Ano: 2021 Banca: CEV/URCA Órgão: Pref. Crato/CE

De acordo com Graziano (2011) In: SENE & MOREIRA (2013) Sobre Reforma Agrária no Brasil é CORRETO afirmar:

  1. O Estatuto da Terra, como é conhecida a Lei Nº504/64, promulgada no Governo Castelo Branco, representou a expressão máxima de uma visão reformista defendida na época. O Estatuto propunha uma "solução democrática "a "opção socialista". Procurava dessa forma, impulsionar o desenvolvimento capitalista no campo;
  2. Ao contrário da divisão da propriedade, o capitalismo impulsionado pelo regime militar após 1964, promoveu a modernização do latifúndio através do crédito rural subsidiado e abundante;
  3. Toda economia brasileira cresceu vigorosamente, urbanizando-se e industrializando-se, tornando possível realizar com sucesso a democratização da posse da terra e incentivo ao mercado interno rural;
  4. O projeto de Reforma Agrária foi assim esquecido. O resultado é que as estruturas agrárias dos países da América Latina, como o Brasil na liderança continuaram extremamente concentrada. Permanecendo o problema clássico: muita terra nas mãos de pouca gente e muita gente com pouca terra;
  5. De econômica, o problema da terra virou social. A industrialização e o crescimento econômico precisaram da realização da reforma agrária para se efetivar.
9.
QPCI258168 Geografia Ano: 2021 Banca: FEPESE Órgão: Pref. Criciúma/SC

Analise a frase abaixo?

A colonização de Criciúma no século XIX ocorreu pela presença 
de ...................................... , predominantemente ...................................... , 
respectivamente.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
10.
QPCI276090 História e Geografia de Estados e Municípios Ano: 2021 Banca: QUADRIX Órgão: Pref. de Tijucas do Sul/PR

Julgue os itens subsequentes.

  1. Aos servidores regidos pelo plano de cargos, carreiras e vencimentos (PCCV) ficam asseguradas gratificações, incidentes sobre os vencimentos básicos, quando forem atribuídas responsabilidades que requeiram dedicação além das atividades e das atribuições normais do seu cargo, pela participação em Comissões Permanentes e Grupos de Trabalho.
  2. Aos servidores regidos pelo PCCV ficam asseguradas gratificações, incidentes sobre os vencimentos básicos, quando forem atribuídas responsabilidades que requeiram dedicação além das atividades e das atribuições normais do seu cargo, por responsabilidade técnica exigida e regulamentada em lei própria.
  3. Aos servidores regidos pelo PCCV ficam asseguradas gratificações, incidentes sobre os vencimentos básicos, quando forem atribuídas responsabilidades que requeiram dedicação além das atividades e das atribuições normais do seu cargo, por acúmulo de funções.
  4. Aos servidores regidos pelo PCCV ficam asseguradas gratificações, incidentes sobre os vencimentos básicos, quando forem atribuídas responsabilidades querequeram dedicação além das atividades e das atribuições normais do seu cargo, por função de confiança, decorrente de atribuições e responsabilidades de direção, chefia e(ou) assessoramento.
A quantidade de itens certos é igual a