Medicina Veterinária

1.
QPCI64700 Medicina Veterinária Ano: 2019 Banca: FUNCERN Órgão: Pref. Lajes/RN

Analise as afirmações sobre a Linfadenite Caseosa e assinale a alternativa CORRETA:
2.
QPCI74100 Medicina Veterinária Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Ronda Alta/RS

As zoonoses parasitárias podem ser causadas por helmintos, protozoários ou artrópodes. A doença conhecida popularmente como “bicho de porco” ou também como “bicho de pé” é o resultado da penetração na pele do homem ou de outro animal de qual dos artrópodes abaixo?
3.
QPCI84762 Medicina Veterinária Ano: 2019 Banca: ADM&TEC Órgão: Pref. Colônia Leopoldina/AL

Leia as afirmativas a seguir:
  1. A raça Moxotó, de caprinos, ao serem apartadas (desmamadas), pesam até 120 quilos.
  2. O manejo reprodutivo dos animais influencia diretamente o desempenho produtivo do criatório.
Marque a alternativa CORRETA:
4.
QPCI122855 Medicina Veterinária Ano: 2019 Banca: FUNCERN Órgão: Pref. Apodi e Itaú/RN

A tuberculose consiste em uma enfermidade infectocontagiosa que afeta mamíferos e aves e constitui um sério problema de saúde humana e animal. Sobre tal patologia, é correto afirmar que
5.
QPCI122863 Medicina Veterinária Ano: 2019 Banca: FUNCERN Órgão: Pref. Apodi e Itaú/RN

Denominam-se plantas tóxicas todo o vegetal que, introduzido no organismo dos homens ou de animais domésticos, em condições naturais, é capaz de causar danos que se refletem na saúde e vitalidade desses seres. Elas ocasionam um desequilíbrio que se traduz no paciente como sintomas de intoxicação. Sobre plantas tóxicas e aspectos relacionados, é correto afirmar:
6.
QPCI127003 Medicina Veterinária Ano: 2018 Banca: IBADE Órgão: IPMJP

Para fins de contabilização dos prazos previstos no Estatuto dos Servidores do Município de Pitangueiras, serão considerados:
7.
QPCI131810 Medicina Veterinária Ano: 2020 Banca: IBADE Órgão: IDAF/AC

De acordo com o Decreto Nº 9.013, de 29 de março de 2017, são permitidos os seguintes processos de pasteurização do leite:
8.
QPCI137644 Medicina Veterinária Ano: 2020 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Chuí/RS

No Brasil, o alto índice de utilização da monta natural como método de reprodução entre os bovinos, justifica a alta prevalência da Campilobacteriose Genital Bovina (CGB), causada pelo Campylobacter fetus subespécie venerealis. Nesse sentido, analise as assertivas a seguir

  1. O agente da doença é parasito obrigatório do trato reprodutivo de bovinos.
  2. Nas fêmeas, é frequente a ocorrência de lesões ulcerativas na vulva.
  3. Os touros mais velhos possuem criptas prepuciais com maior profundidade.
  4. A transmissão transplacentária da doença ocorre no terço final da gestação da vaca.

Quais estão corretas?
9.
QPCI207067 Medicina Veterinária Ano: 2019 Banca: IDECAN Órgão: IFPB

Uma vaca estava apresentando prostração e anorexia em torno de duas semanas pós inseminação artificial. Foi realizado ultrassonografia abdominal e observado presença de secreção purulenta no interior do útero. Em relação ao diagnóstico por imagem, clínica médica e cirúrgica das afecções do sistema reprodutor de ruminantes, é correto afirmar diante do exposto acima, qual a doença referida?
10.
QPCI227100 Medicina Veterinária Ano: 2021 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Porto Alegre/RS

O teste sorológico é o procedimento laboratorial mais utilizado para confirmar o diagnóstico clínico, determinar prevalência do rebanho e realizar estudos epidemiológicos. Os anticorpos leptospirais aparecem alguns dias após o início da doença e persistem por semanas ou meses e, em alguns casos, anos. Uma grande variedade de testes sorológicos mostra graus variados de especificidade de sorogrupos e sorovares. Dois testes têm um papel no diagnóstico veterinário.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente o teste que tem um papel no diagnóstico veterinário, em situações de rotina, pela Organização Mundial de Saúde Animal.