Saúde Pública

1.
QPCI91232 Saúde Pública Ano: 2018 Banca: UNILAVRAS Órgão: Pref. Itambé do Mato Dentro/MG

De acordo com a Resolução n.º 466, de 12 de dezembro de 2012, que trata das diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos, consideram-se corretas as alternativas que se seguem, exceto:
2.
QPCI111876 Saúde Pública Ano: 2020 Banca: GUALIMP Órgão: Pref. Quissamã/RJ

Em termos gerais, os indicadores são medidas-síntese que contêm informação relevante sobre determinados atributos e dimensões do estado de saúde, bem como do desempenho do sistema de saúde. Vistos em conjunto, devem refletir a situação sanitária de uma população e servir para a vigilância das condições de saúde. (Opas, 2008)

Em relação ao indicador “Taxa bruta de mortalidade”, é incorreto afirmar que:
3.
QPCI111882 Saúde Pública Ano: 2020 Banca: GUALIMP Órgão: Pref. Quissamã/RJ

Em termos gerais, os indicadores são medidas-síntese que contêm informação relevante sobre determinados atributos e dimensões do estado de saúde, bem como do desempenho do sistema de saúde. Vistos em conjunto, devem refletir a situação sanitária de uma população e servir para a vigilância das condições de saúde. (Opas, 2008)

Em relação ao indicador “Taxa bruta de mortalidade”, é incorreto afirmar que:
4.
QPCI111931 Saúde Pública Ano: 2020 Banca: GUALIMP Órgão: Pref. Quissamã/RJ

A Humanização se fundamenta no respeito e valorização da pessoa humana, e constitui um processo que visa à transformação da cultura institucional, por meio da construção coletiva de compromissos éticos e de métodos para as ações de atenção à Saúde e de gestão dos serviços. (Rios, 2009)

Sobre a Política Nacional de Humanização (PNH), julgue as afirmativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( )O compromisso ético-estético-político da humanização do SUS se assenta nos valores de autonomia e protagonismo dos sujeitos, de corresponsabilidade entre eles, de solidariedade dos vínculos estabelecidos, dos direitos dos usuários e da participação coletiva no processo de gestão.
( )Criar espaços saudáveis, acolhedores e confortáveis, que respeitem a privacidade, propiciem mudanças no processo de trabalho e sejam lugares de encontro entre as pessoas corresponde a diretriz denominada de “Acolhimento” na PNH.
( )Humanizar se traduz, então, como exclusão das diferenças nos processos de gestão e de cuidado. Tais mudanças são construídas por uma pessoa ou grupo isolado, e às vezes de forma coletiva e compartilhada.
A sequência CORRETA é:
5.
QPCI114178 Saúde Pública Ano: 2020 Banca: EDUCA Órgão: Pref. Cabedelo/PB

Analise o seguinte fragmento: conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde abrangendo: o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo; e o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde. Trata-se de:
6.
QPCI131104 Saúde Pública Ano: 2020 Banca: IBADE Órgão: IAPEN/AC

Assinale a alternativa que corresponde a uma das atribuições comuns a todos os membros das Equipes que atuam na Atenção Básica, de acordo com a Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017:
7.
QPCI131350 Saúde Pública Ano: 2020 Banca: IBADE Órgão: IAPEN/AC

Segundo a Constituição Federal, no Capítulo II, da Seguridade Social, Seção II, da Saúde, Artº 198, são diretrizes do SUS:
8.
QPCI231115 Saúde Pública Ano: 2021 Banca: FEPESE Órgão: Pref. Balneário Camboriú/SC

Também faz parte das atribuições da equipe multiprofissional da estratégia de saúde da família o estabelecimento e caracterização de uma área geográfica de atuação, composta por uma população com características epidemiológicas e sociais próprias e diferentes demandas às suas necessidades de saúde, que caracteriza um:
9.
QPCI231604 Saúde Pública Ano: 2021 Banca: FEPESE Órgão: Pref. Balneário Camboriú/SC

Nas últimas décadas, as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) passaram a liderar as causas de óbito no país, ultrapassando as taxas de mortalidade por doenças infecciosas e parasitárias (DIP) na década de 80. São todas doenças consideradas como DCNT de maior mortalidade, exceto:
10.
QPCI232361 Saúde Pública Ano: 2021 Banca: FEPESE Órgão: SGA - Pref. Camboriú/SC

Nas Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT),o Câncer merece atenção devido a mudanças nas taxas de mortalidade.
Analise as afirmativas abaixo sobre essas taxas de mortalidade:

  1. Análise de tendência da mortalidade indica que, entre homens, as taxas ajustadas por idade segundo a população-padrão mundial por câncer de pulmão, próstata e colorretal estão aumentando.
  2. As taxas de mortalidade de câncer de estômago e outras doenças crônicas Diabetes Respiratórias Câncer Cardiovasculares estão diminuindo.
  3. Nas mulheres, as taxas de mortalidade por câncer de mama, pulmão e color retal aumentaram enquanto as de câncer do colo do útero e do estômago diminuíram.
  4. A tendência do câncer de pulmão em homens em idades mais jovens até 59 anos é declinante, ao passo que, para homens e mulheres com 60 anos e mais, a tendência é de aumento, oque já pode ser reflexo da diminuição do tabagismo em homens a partir das últimas décadas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.